quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

TAM 46 Airbus

A TAM anunciou nesta segunda-feira a assinatura de um contrato com encomenda de 46 Airbus no valor total de US$ 6,9 bilhões.
Entre as encomendas estão 22 aeronaves A350 XWB (Xtra Wide Body - aviões de grande porte), modelos 800 e 900, a partir de 2013. Em sua configuração original, o A350-800 tem capacidade para até 270 passageiros em três classes. O A350-900 pode transportar até 314 em três classes.
A TAM, maior cliente da Airbus no hemisfério sul, tem agora a maior encomenda firme de A350 na região para sua frota. A empresa será a primeira da América Latina a incorporar estas novas aeronaves em sua frota para operar rotas internacionais de longo curso.
A TAM confirmou também a aquisição de quatro aeronaves A330-200 a partir de 2010, que tem capacidade para 223 passageiros em três classes, e de mais 20 aeronaves da família A320, que pode transportar até 174 pessoas.
Estas aeronaves da família A320 somam-se aos pedidos firmes dos mesmos modelos assinados em 2005 e 2006.
Frota
A companhia tem em operação uma frota de 109 aeronaves, das quais 102 são aviões da Airbus (sendo 15 A319, 70 A320, três A321, 12 A330-200 e dois A340-500). O plano de frota da companhia se mantém e prevê encerrar 2008 com 123 aeronaves. A estimativa para o final de 2010 é de 136 aviões em operação.
As 12 aeronaves A330-200 são usadas nas rotas internacionais de longo curso da TAM. Já as 88 aeronaves da família A320 da frota da companhia são utilizadas nos vôos domésticos e na América do Sul.
"O A350 XWB irá proporcionar o "estado de arte" no conforto ao passageiro, enquanto assegura também os mais baixos custos operacionais e baixas emissões de carbono", afirmou o presidente da TAM, comandante David Barioni Neto.
"Estamos muito orgulhosos de ter a TAM, uma das companhias aéreas mais renomadas internacionalmente, como o cliente inaugural do nosso programa de lançamento do A350 XWB na América do Sul", disse John Leahy, vice-presidente de Operações com Clientes da Airbus.
Para a Airbus a família A350 WXB é a resposta para a demanda generalizada do mercado por aeronaves de grande porte de alta eficiência, longo alcance e média capacidade. O A350 possui a fuselagem mais larga da categoria e, segundo a empresa, o menor custo por assento (CASK) das aeronaves deste segmento do mercado.
Fonte: folhaonline

No Cockpit do A380

http://www.gillesvi dal.com/blogpano /cockpit1. htm





Fonte: www.gillesvidal.com

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

B.737-8AS VARIG


Varig inicia Cidade do México

Ainda neste mês (dia 28) a empresa estará também com Madri
Com vôo direto entre o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, e o terminal 1 do Benito Juarez, na Cidade do México, a Varig volta à voar diariamente a partir de hoje, para um dos destinos de maior presença em toda a sua história. O México, primeiro destino da volta da empresa na América do Norte e que está em 15o. lugar no ranking entre os países emissores para o turismo brasileiro, com 70 mil, volta a receber os vôos da companhia. O país azteca também é o sexto maior importador de produtos e serviços brasileiros.São Paulo-México é um dos vôos marcados inicialmente ainda para o final do ano passado. “Ficamos na dependência de aviões”, explica Lincoln Amano, diretor comercial da empresa que justifica este problema para condicionar como razoável o desempenho da Varig nos primeiros meses sob administração da holding GOL Linhas Aéreas. “Vamos melhorar e muito, assim que conseguirmos colocar a frota prevista. No momento, estamos operando com oito aeronaves. Ainda neste mês de janeiro deveremos fechar o mês com 12 aviões, 11 Boeings 767-300 e um modelo 200. A chegada de novos aviões está sendo a grande questão para a Varig confirmar todas as operações internacionais previstas em sua retomada com o exterior. Neste caso está o vôo de Montevidéo, bem como a abertura entre Paris e Roma, realizando um para cada capital, distintamente. O certo é que Madri começará no próximo dia 28, de acordo com a programação estabelecida neste início de ano.O vôo inaugural da Varig para o México partiu hoje pela manhã, com chegada prevista para 16h45 (hora local). Na volta, decola às 18h45 (horário local), chegando em São Paulo amanhã (sábado), às 08h25.

Fonte: Brasilturis

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

II FESTIVAL DE AEROMODELISMO DE FORTALEZA.

Já está definida a data do II FESTIVAL DE AEROMODELISMO DE FORTALEZA.
Será de 22 a 25 de maio de 2008 no CIM – Fortaleza.
Já confirmamos: Rodrigo Foltram, Luciano Tachelli e estamos tentando trazer uma atração internacional, para seguir o exemplo do festival de helimodelismo do ano passado que trouxe um dos maiores nomes do helimodelismo do mundo: Marcos Kim.
Gostaríamos muito de contar com sua presença.
Alguns estados do nordeste já confirmaram a participação: Amazonas, Bahia e Tocantins.
Novidades no http://www.cimmodelismo.com.br/

Fonte: Wagner Mendes wagnerbmendes@ yahoo.com. br

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Bolsas ANAC


PROJETO DE FORMAÇÃO DE PILOTOS PARA A AVIAÇÃO CIVIL

O transporte aéreo é, dentre os segmentos dos transportes modais, o que apresenta um maior crescimento, em decorrência da globalização e do desenvolvimento da economia mundial. Com isso a demanda por recursos humanos capacitados, inseridos neste segmento, tem evoluído ano a ano, seja impulsionada pelos avanços tecnológicos ou em decorrência de cumprimento de normas e padrões impostos pelos organismos internacionais.
Neste sentido, e, diante da perspectiva de que o Brasil possa sofrer interrupção na formação de mão-de-obra especializada para operar aeronaves comerciais, c oube à ANAC adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público e para o desenvolvimento e fomento da aviação civil.
Dentre estas proposições, encontra-se o estabelecimento de Pólos de Aviação Civil voltados, primordialmente, para a formação e capacitação de profissional.
Nestes pólos, os objetivos principais contemplam o estabelecimento de novos processos de qualidade e certificação das unidades de instrução profissional, reavaliação dos currículos de formação, implantação de novas metodologias e técnicas de ensino, além do fomento a iniciativas ligadas à pesquisa e desenvolvimento científico em soluções para os atuais problemas da aviação, além de ações de cooperação e articulação entre entidades.
Em resumo, conceitua-se pólo de aviação civil como sendo um c onjunto de entidades ou empresas, estabelecidas em um determinado espaço geográfico ou que exerçam uma atividade específica, executando ações conjuntas e coordenadas em prol do desenvolvimento da aviação civil, com ênfase na formação e capacitação de recursos humanos.
O Projeto de Formação de Pilotos para a Aviação Civil é um projeto piloto desenvolvido pela Quinta Gerência Regional da ANAC sob a supervisão da Superintendência de Estudos Pesquisa e Capacitação.

REQUISITOS PARA CONCESSÃO DE BOLSA
O acesso à candidatura para as vagas no Projeto de Formação de Pilotos para a Aviação Civil será franqueado a todos os brasileiros natos ou naturalizados, residentes no país, que efetuarem sua inscrição e cumprirem os requisitos previamente estabelecidos pela ANAC.
O candidato deverá atender aos seguintes pré-requisitos:
CANDIDATO À BOLSA DE PILOTO PRIVADO DE AVIÃO:
a) não haver completado 26 anos na data da inscrição;
b) possuir ensino fundamental completo;
c) possuir Certificado de Capacidade Física de 2ª classe – nível piloto privado;
d) ter sido aprovado em Banca de Exames da ANAC para Piloto Privado de Avião, com data de validade posterior a 30 de Setembro de 2008;
e) possuir, no mínimo, a seguinte quantidade de horas de vôo de instrução em avião:
- 9 horas, se realizadas em entidade homologada pela ANAC; ou
- 14 horas, se não realizadas em entidade homologada pela ANAC.
CANDIDATO À BOLSA DE PILOTO COMERCIAL DE AVIÃO :
a) não haver completado 31 anos na data de sua inscrição;
b) possuir ensino médio completo ;
c) possuir Certificado de Capacidade Física de 1ª classe – nível piloto comercial;
d) ter sido aprovado em Banca de Exames da ANAC para Piloto Comercial de Avião/IFR, com data de validade posterior a 30 de Setembro de 2008;
e) possuir, no mínimo, a seguinte quantidade de horas de vôo de instrução em avião:
- 29 horas, se realizadas em curso de Piloto Comercial em entidade homologada pela ANAC; ou
- 79 horas, se não realizadas em curso de Piloto Comercial em entidade homologada pela ANAC.
Confira o Edital do Processo Seletivo nesse site a partir do dia 02/01/2008.
Fonte: ANAC