quarta-feira, 30 de julho de 2008

Redução de Custos

A companhia aérea GOL anuncia novos procedimentos para economizar até R$ 22 milhões por ano em combustível. A medida deve amenizar o impacto da alta do querosene de aviação que acumula 35% só neste ano, a partir de segunda feira, os aviões da companhia vão desligar um dos motores após o pouso. A medida já é adotada por companhias norte-americanas e vai proporcionar uma economia de R$ 66 reias por aterrissagem.
A Jet Blue reduziu a velocidade de seus aviões em 2 minutos por vôo, e prevê com isso reduzir o custo com combustível em 13 milhões de dólares/ano.

Fonte: JovemPan notícias

Delta para Fortaleza e Recife

A Delta Airlines resolveu incluir Recife nos vôos que ia fazer para Fortaleza. Então no fim do ano teremos o vôo ATL-REC-FOR-ATL operado 4 vezes por semana, o avião utilizado será o B757-200WL. Os vôos terão início em 18/12/2008 . Os horários serão:Horarios ATL-REC-FOR-ATL no verão: ATL 22:15 - 06:42 (+1) REC REC 07:42 - 08:52 FORFOR 09:52 - 18:14 ATL Horarios ATL-REC-FOR-ATL no inverno:ATL 22:15 - 06:21 (+1) REC REC 07:06 - 08:31 FOR 09:31 - 18:31 ATL


Fonte: DOT

domingo, 20 de julho de 2008

Emb C-390


A Colômbia participará como parceira de um projeto militar do Brasil de construção de um avião de "transporte pesado", segundo acordo de cooperação em defesa assinado neste sábado em Bogotá pelos presidentes Alvaro Uribe e Luiz Inacio Lula da Silva."É muito importante o acordo que acabamos de estabelecer de sociedade no processo liderado pelo Brasil de desenvolver avião de transporte de extraordinárias condições, muito competitivo no mundo inteiro", disse o presidente colombiano em entrevista à imprensa ao lado de Lula.O governante brasileiro indicou, no entanto, que seu país "não deseja ser apenas um vendedor de armas de defesa", pelo que o protocolo subscrito prevê que as duas nações "possam construir coisas" em conjunto."O que desejamos é ser sócios para produzir e vender juntos", insistiu Lula. Além da aeronave, o "Brasil deseja construir fábricas para produzir material de defesa com os países da América do Sul e a Colômbia tem desejo e potencial", explicou.Segundo o ministro brasileiro Nelson Jobim, "necessitamos integrar as indústrias da defesa, não se justificando que os países desenvolvam esforços isolados sem complementaridades" .Seu colega colombiano, Juan Manuel Santos, informou que, como parte do protocolo de desenvolver o avião, buscará reforçar a vigilância fluvial na Amazônia, que delimita a fronteira de Colômbia com Brasil e Peru.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

De Boa Vista aos EUA

Na tarde de ontem, oito aeronaves F-5 e um Boing KC-137 pousaram na Base Aérea de Boa Vista-RR trazendo 104 militares do 1° Esquadrão do 14° Grupo de Aviação (1°/14° GAV). Eles ficam na cidade até terça-feira e depois seguem para osEUA, onde participam de um dos maiores exercícios aéreos do mundo, a Operação Red Flag, na Base Aérea de Nellis. Segundo o comandante da missão, brigadeiro Machado, dos 104 militares, 86 estão diretamente na missão, sendo o grupo formado por pilotos, mecânicos e integrantes do estado maior. Eles saíram da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, onde fica instalado o Esquadrão, e pousaram em Boa Vista, onde está localizado o último aeroporto internacional do país. Na terça-feira eles continuam a viagem, com três paradas agendadas para abastecimento, sendo uma na Colômbia, outra no México, até chegar nos EUA. Durante esse trajeto, alguns abastecimentos serão feitos no ar. O Boing KC-137 tem toda a estrutura necessária para abastecer os F-5 em pleno vôo. A missão Red Flag é a mais cobiçada pelos Esquadrões e tem como objetivo proporcionar treinamento num ambiente simulado de combate.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

TAF termina operações em Recife

Após quase um ano de operação no Recife, a TAF Linhas Aéreas deixou de realizar vôos domésticos, partindo ou chegando no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes. Desde de fevereiro, a empresa não faz mais operações no Estado. De acordo com o diretor executivo da companhia, Ariston Pessoa Filho, os vôos tornaram-se economicamente impraticáveis devido à concorrência com outras duas grandes empresas do setor - Gol e TAM. "Tivemos que fazer uma readequação da nossa malha. Tínhamos, apenas, um vôo do Recife para Fortaleza, de manhã. Sendo que, nesse horário, a concorrência cobrava tarifas muito abaixo do normal. Porém, tanto a Gol como a TAM nos outros horários aumentavam os preços, equilibrando as perdas. Chegamos a baixar as nossas tarifas entre 15% a 20%, porém tornou-se insustentável e cedemos", explicou Pessoa Filho. A TAF operava com vôos domésticos, ligando Recife a Salvador, Fortaleza, Belém, Manaus e Macapá. A companhia tinha um aproveitamento de 60% a 70% das aeronaves. A empresa fechou a loja e desativou o balcão no aeroporto. Cerca de 35 funcionários, entre diretos e indiretos, foram demitidos.

Esquadrilha da Fumaça

Esquadrilha da Fumaça atravessa o Atlântico e chega à Espanha
No nascer do sol dia 5 de julho, a Esquadrilha da Fumaça continuou a travessia do Oceano Atlântico rumo à Ilha do Sal, decolando de Fernando de Noronha. Tanto para quem acompanha no C-130, como para os pilotos, fica difícil definir a sensação e a emoção tendo apenas as águas como cenário da viagem.
Os pilotos com as aeronaves Tucano fazem a travessia sem piloto automático para aliviar o trabalho de controle dos aviões. No tocante ao aspecto psicológico, o C-130 Hércules foi o “anjo da guarda” desses pilotos. Além de orientá-los sobre as condições meteorológicas da rota, representou a tranqüilidade da equipe.
Além disso, a Marinha do Brasil prestou apoio à missão, disponibilizando um navio de patrulha costeira nas proximidades de Noronha, bem como orientou a Aeronáutica sobre as diversas rotas de navios mercantes ao longo do deslocamento. Para o Tenente-Coronel Aviador Neves Neto, Comandante da Esquadrilha, esse trecho da viagem foi bastante cansativo, mas o sucesso dessa etapa é conseqüência do respeito operacional a um planejamento meticuloso.
No dia 4 de julho a Esquadrilha da Fumaça permaneceu em Fernando de Noronha realizando manutenção das aeronaves e providenciando os acertos operacionais para a apresentação inédita que acontecerá no dia 19 de julho, por ocasião do retorno ao Brasil.Na Espanha - Na manhã do dia 6 de julho, a Esquadrilha da Fumaça decolou da Ilha do Sal e, após 4h15 de vôo, chegou a Las Palmas-Gran Canária. A Equipe toda, incluindo a tripulação do C-130 Hércules, foi recebida pelo adido aeronáutico militar na Espanha, Coronel Paulo Borba.Com essa etapa, os aviões Tucano voaram mais de 16 horas sobre o mar com total disponibilidade. No dia 7 de julho, a Esquadrilha realiza sua última etapa sobre o mar, pernoitando em Portugal.

Fonte: CECOMSAER