terça-feira, 30 de setembro de 2008

CRUZEX IV



A simulação ocorrerá durante exercícios militares conjuntos em que 1.500 homens instalados na Base Aérea de Natal (RN) irão combater as “tropas inimigas”, sediadas na Base Aérea de Fortaleza (CE). Mais de 100 aviões nacionais e estrangeiros vão participar da operação, sendo que as unidades de transporte ficarão estacionadas na Base Aérea de Recife (PE).
Segundo a assessoria da FAB, além de servir para aprimorar as habilidades de planejamento de operações conjuntas, a 4ª Cruzex permite que as forças aéreas dos países participantes testem seus equipamentos de combate e troquem informações.
A primeira edição da Cruzex aconteceu em Canoas (RS) em 2002 e envolveu cerca de 50 aviões da Argentina, Brasil, Chile e França. Em 2004, a segunda operação simulada foi realizada em Natal (RN). O número de aviões dobrou e, em vez de chilenos, contou com a participação de militares venezuelanos. Peru, Uruguai e África do Sul participaram como observadores.
A última edição foi realizada em Anápolis (GO) e em Campo Grande (MS) em 2006 e ficou marcada por um trágico episódio: um avião da Força Aérea Peruana sofreu um acidente logo após decolar do Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, em Porto Velho (RO), com destino a Anápolis, onde se juntaria aos demais participantes. Os dois pilotos do avião A-37 morreram.
De acordo com a FAB, os enfrentamentos simulados baseiam-se em conflitos de baixa intensidade, com base no modelo de operação empregado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Para garantir a segurança do espaço aéreo e evitar qualquer problema com o tráfego comercial, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) vai disponibilizar toda a estrutura de radares, equipamentos de comunicação e profissionais.
Além disso, um hospital de campanha capaz de realizar atendimentos críticos e cirurgias complexas será montado na Base Aérea de Natal, onde profissionais da área de saúde atenderão eventuais emergências. A FAB também planeja destinar um dia à visitação pública e outro para a visita de autoridades militares e civis.


Fonte: Agência Brasil


Vídeos do Cruzex III 2006
http://br.youtube.com/watch?v=0OTRRmmzSGc

Aeronaves:
Argentina: 4 A4R
Chile:6 F5
Uruguai: A37
Franca: Mirage2000N
Venezuela: 4 F16
Brasil: Mirage 2000
Equador, Colombia, Paraguai como observadores.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

B747 sendo atingido por raio na decolagem

AZUL e Aeroportos

A Azul Linhas Aéreas tem interesse em participar da administração de aeroportos do país, inclusive dos processos de privatização do Galeão (Rio) e de Viracopos (Campinas) e da construção de um novo aeroporto em São Paulo.
O presidente do Conselho de Administração da companhia, David Neeleman, disse que a Jet Blue, controladora da Azul, já administra alguns terminais nos Estados Unidos, e que avalia possibilidades em todos os aeroportos brasileiros.
"É uma decisão que depende do governo. Nos Estados Unidos, não há muitos aeroportos administrados pelo governo, a maior parte fica por conta das empresas", afirmou, após cerimônia de batismo do primeiro avião da Azul, modelo Embraer 190, que se chamará "O Rio de Janeiro continua azul".
Neeleman ressaltou que, diante da perspectiva de ter uma grande frota, é vantajoso para a Azul participar da administração aeroportuária. A empresa encomendou 76 aviões à Embraer para operar no Brasil.
O diretor de marketing da Azul, Gianfranco Beting, lembrou que a Azul adotou, nos Estados Unidos, uma solução de curto prazo que consiste na construção de terminais provisórios para escoar parte da capacidade estrangulada. O modelo foi aplicado no aeroporto de Long Beach, na Califórnia.
"Se for dada a oportunidade de contribuirmos nesse processo, queremos ajudar a tirar gargalos logísticos", destacou.


Fonte: Folha de SP

TAM

A TAM anunciará, no início de outubro, sua adesão a uma aliança global de companhias aéreas, adiantou hoje o vice-presidente de Planejamento da companhia, Paulo Castello Branco. Embora o mercado dê como certa a entrada da TAM na Star Alliance, o executivo preferiu manter o suspense.
"É natural essa especulação porque nós temos code share (acordo de compartilhamento de assentos) com a TAP, com a United e com a Lufthansa. Isso pressupõe que seja Star Alliance. Mas nós temos code share com Lan Chile e com a Air France. No dia 7 a gente anuncia", afirmou Castello Branco, citando a companhia chilena que integra a One World e a francesa, pertencente à Sky Team.
Desde a saída da Varig da Star Alliance, no auge da crise da empresa durante o primeiro semestre de 2006, nenhuma empresa aérea brasileira integra uma aliança global. O consultor de aviação Paulo Bittencourt Sampaio lembra que a Varig teve de sair da Star Alliance por problemas de inadimplência, já que existe uma câmara de compensação entre as empresas integrantes de um mesmo acordo aéreo para o pagamento de passagens voadas em uma parceira.
"É a Star Alliance com certeza. A TAM fez alianças com TAP e Lufthansa porque queria ir para a Star Alliance. E o code share com a Air France termina no dia 30 de setembro", diz Sampaio. Segundo ele, a manutenção da parceria com a Air France poderia dificultar a entrada na Star Alliance, já que o acordo prevê vôos dentro da Europa, num acordo que poderia esbarrar na parceria firmada com a alemã Lufthansa.
O code share com a Lan Chile, por outro lado, não tem maiores impactos porque se restringe à América Latina, avalia Sampaio. Castello Branco diz que a vantagem para o passageiro é a possibilidade dele voar em uma companhia aérea parceira e acumular milhagens na TAM.
Crise
O cenário de crise da economia mundial não vai mudar os planos de crescimento da TAM, avaliou Castello Branco. Segundo ele, o transporte de passageiros no País deverá fechar o ano com expansão de 10%, impulsionado pelo crescimento da economia brasileira. E a TAM, que em agosto alcançou sua maior participação no mercado interno, com 54,18%, deverá encerrar 2008 com uma fatia entre 51% e 53%, estima o executivo.
"Nós acreditamos que a tendência da economia é se acomodar, se equacionar, ainda teremos algumas turbulências, nós esperamos isso, mas não vamos mudar nossa rota de crescimento", afirmou o executivo. "O transporte aéreo no Brasil tende a crescer. Vai continuar crescendo e o que evidentemente pode inibir o crescimento do transporte aéreo brasileiro é a falta de infra-estrutura", acrescentou.

Fonte: Agência Estado

sábado, 13 de setembro de 2008

Qualificação e aviação regional são temas de discussão no Fornatur

Os programas de qualificação profissional e as medidas de incentivo para a aviação regional são alguns dos temas em discussão na reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo que aconteceu ontem na capital amazonense. A reunião foi aberta com um pronunciamento do ministro do Turismo Luiz Barretto que voltou a destacar a importância da Lei Geral do Turismo. Em seguida, o secretário de Políticas de Turismo Airton Pereira apresenta o banco de imagens do Mtur.O desenvolvimento dos aeroportos na Região através do Projeto de Melhorias no Aeroporto Eduardo Gomes será apresentado por Benigno Matias, Superintendente Regional da Infraero. Outro assunto em pauta é a proposta de estratégia para o Turismo Sustentável da Amazônia.

Fonte: Mercado e Eventos

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

VASP

B737-200 da vASPEX e outro atrás deteriorando em Manaus

Estado tem 40% das ações da falida companhia e, para especialistas, poderá ser responsabilizado por dívidas na Justiça do Trabalho Avaliação é que dificilmente Estado terá de responder pelo processo de falência; empresa aérea tem dívida avaliada em R$ 3,5 bilhões
O governo de São Paulo retomou na Justiça paulista 40% das ações da Vasp em fevereiro deste ano. A composição acionária da empresa, que teve sua falência decretada na semana passada, pode ser alterada, pois a Vasp recorreu da decisão. Especialistas consultados pela Folha divergem sobre a possibilidade de a dívida da Vasp, avaliada em R$ 3,5 bilhões, afetar os cofres do Estado.Mesmo com o aumento da participação acionária, o Estado não passou a ser controlador da Vasp. O acionista majoritário ainda é o empresário Wagner Canhedo, com cerca de 58% das ações, de acordo com informações de Roberto de Castro, ex-interventor da Vasp."O governo é sócio da Vasp desde o inicio. Não mudou nada, apenas mudou a parcela de participação do governo, que ficou maior, mas não mudou o controle da empresa", disse.A interpretação do advogado Luiz Antônio Miretti, do escritório Approbato Machado, e de Francisco Satiro, professor de Direito da FGV (Fundação Getulio Vargas), é que o Estado dificilmente será responsabilizado no processo de falência, mas que pode responder pelas dívidas na Justiça do Trabalho."No processo de falência, o acionista só responde quando há provas de que ele agiu de forma ilícita ou fraudulenta", disse Satiro. Segundo ele, o governo não poderá ser responsabilizado pela massa falida na gestão da Vasp se ele não a controlava.Miretti ressalta, no entanto, que há uma tendência na Justiça do Trabalho de responsabilizar os acionistas se os ativos da empresa não forem suficientes para quitar as dívidas trabalhistas. "Na situação trabalhista, pode chegar ao acionista. (..) E a dívida é dividida de acordo com a participação acionária."O advogado trabalhista Guilherme Gantus não acredita que o Estado seja responsabilizado no processo de falência ou na ação que tramita na Justiça do Trabalho. "Ele é sócio investidor e não administrador."O Estado de São Paulo contesta na Justiça um aporte de capital feito pelo empresário Wagner Canhedo, acionista majoritário da Vasp, em 1999. Na ocasião, Canhedo fez uma capitalização na companhia aérea usando o Hotel Nacional e a empresa de taxi aéreo Brata. De acordo com Castro, ex-interventor da Vasp, a participação acionária de Canhedo na empresa pulou de cerca de 51% para 85% com a operação."O Estado entrou com uma ação questionando a avaliação desses valores incorporados, do Hotel Nacional e da Brata. Essa ação correu e, recentemente, em primeira instância, o Estado teve um ganho. Mas o mérito ainda não foi julgado, porque Canhedo recorreu", afirma Castro.A Procuradoria Geral do Estado confirmou as informações. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a Vasp tenta restabelecer a participação acionária do Estado em 4,61%. A Procuradoria não quis comentar a decisão, pois informou que não comenta ações em tramitação na Justiça.A Folha tentou falar com Canhedo, mas ele não quis conceder entrevista.
Fonte: Folha de SP

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

TU-160 "aqui do lado"

Dois bombardeiros supersônicos russos Tu-160 aterrissaram nesta quarta-feira em território da Venezuela a fim de realizar vôos de testes em águas internacionais, informou hoje o Ministério da Defesa da Rússia. "Dois bombardeiros estratégicos das Forças Aéreas da Rússia realizarão durante os próximos dias várias manobras de vôo em águas neutras, e depois retornarão a suas bases na Rússia", disse a fonte às agências russas.Os Tu-160 aterrissaram em um aeroporto da Venezuela após atravessar o oceano Atlântico em 13 horas, travessia durante a qual foram escoltados por caças russos Su-27 e, durante certo tempo, vigiados por aviões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Fonte: ultimosegundo ig

WEBJET


A Frota passará a contar com 11 aeronaves até o final do ano.A Webjet terá mais quatro aviões em sua frota até o final deste ano, passando a operar com 11 aeronaves. A informação foi transmitida hoje pelo presidente Paulo Enrique Coco, durante a realização do 1º Encontro de Segurança de Vôo, que acontece no Hotel Windsor Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro."A Webjet não é mais um projeto, é uma realidade no cenário da aviação nacional", afirmou o executivo, destacando que o encontro reúne 300 funcionários de todos os setores da empresa.Periodicamente, a Webjet realiza estes ciclos em outras bases, O encontro apresenta palestrantes de assuntos relacionados à prevenção e segurança de vôo. Além dos colaboradores, também integram a audiência representantes da Agência Nacional de Aviação Civil, do Comando da Aeronáutica, da Infraero, dos sindicatos ligados à aviação e de outras empresas aéreas.Coco reafirmou o compromisso da empresa em investir na prevenção. : "Não existe empresa aérea de sucesso que não pense vinte e quatro horas na segurança de seus vôos. A Webjet está alinhada com este conceito e me orgulho disso", afirmou.
Fonte: BrasilTuris Jornal

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O Caçador da Noite



É com muito orgulho que apresento a vocês o trailer do documentário que estou produzindo juntamente com os professores César Henrique de Queiroz e Igor Dias, no Núcleo de História e Cultura Regional da Universidade Estadual de Montes Claros.O Caçador da Noite é um documentário biográfico sobre a vida do ás alemão da caça noturna Martin Drewes, que atualmente vive no Brasil. O Sr. Martin foi muito gentil em nos conceder uma entrevista em vídeo no último mês de fevereiro, e o produto final deverá ficar pronto no mês de outubro de 2008.Na oportunidade, gostaria de agradecer à indispensável colaboração dos amigos Daniel Wachholz e Dr. Oswaldo Pfiffer Filho, sem os quais a realização deste trabalho seria impossível.
Júlio César Guedes Antunes
Professor do Depto. de Computação da Universidade Estadual de Montes Claros e pesquisador de história militar com foco na Segunda Guerra Mundial.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

FUMAÇA


Apresentações: Setembro e Outubro

06/09/2008 . Anápolis/GO Portões Abertos
07/09/2008 . Brasília/DF 7 de setembro
14/09/2008 . Barretos/SP Barretos Aviation 2008
15/09/2008 . Limeira/SP Aniversário do Município
27/09/2008 . Lagoa Santa/MG Portões Abertos
28/09/2008 . Belo Horizonte/MG Portões Abertos
03/10/2008.São Gabriel da Cachoeira/AM EventoAeronáutico
05/10/2008 . Bogotá, Colômbia Evento Aeronáutico
09/10/2008 . Gayaquil, Equador Evento Aeronáutico
11/10/2008 . Rio Branco/AC Evento Aeronáutico
12/10/2008 . Porto Velho/RO Portões Abertos
18/10/2008 . Brasília/DF Portões Abertos
19/10/2008 . São Paulo/SP Domingo Aéreo
25/10/2008 . Guaratinguetá/SP Portões Abertos
26/10/2008 . Rio de Janeiro/RJ Semana da Asa