domingo, 26 de outubro de 2008

Modernização do Bandeirante


A Força Aérea Brasileira (FAB) modernizará sua frota de aviões Bandeirante, o projeto pioneiro da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e que completa hoje 40 anos de seu primeiro vôo. O programa deve contemplar num primeiro momento cerca de 80 Bandeirante e 60 Tucano utilizados pelo Comando da Aeronáutica em diversas missões e treinamento de pilotos.
Os militares chegaram a admitir a hipótese de comprar aeronaves européias para substituir o bimotor. Porém, a robustez da estrutura do Bandeirante fez que se buscasse recuperar as aeronaves produzidas pela Embraer. Com a modernização, a frota da FAB ganhará entre 20 a 30 anos de vida útil.
O total do contrato de modernização é estimado em US$ 16 milhões será firmado com a Embraer, que fará o gerenciamento do processo. No entanto, as inovações nos sistemas aviônicos dos aparelhos será definido até o final deste ano entre um consórcio brasileiro e a Elbit Systems, de Israel.
Os aviões receberão desde piloto automático, displays, sistemas de controle e informação de vôo, um novo projeto de elétrica e eletrônica de bordo e a troca integral dos painéis. Praticamente será utilizada somente a estrutura do avião, pois os equipamentos de vôo serão todos trocados.
Atualmente, os mecânicos aeronáuticos da FAB encontram dificuldades para manter os Bandeirante com funcionamento integral. Além de obsoletos, os equipamentos de vôo deixaram de ser produzidos e os sistemas de navegação aérea estão ultrapassados para os padrões de exigência em vigor.
Em 18 anos de produção saíram 498 Bandeirantes da fábrica de São José dos Campos. O aparelho, um sucesso mundial presente em 36 países, teve encerrada sua produção em 1991, em meio a uma das piores crises da Embraer. A última aeronave foi entregue ao governo do Amazonas em 1995. Ainda estão em operação 320 Bandeirante.
O Brasil foi o maior comprador deste avião, com um total de 253 aparelhos. A FAB adquiriu 156 unidades e outras 97 foram destinadas a operadores nacionais. Os restantes 245 aviões foram exportados, principalmente para os Estados Unidos.
O Bandeirante foi o projeto aeronáutico que levou à criação da Embraer. Concebido e construído no antigo Centro Técnico da Aeronáutica (CTA), o avião fazia parte de um programa nacional da FAB para criar um aparelho que unisse a boa performance com uma alta resistência para enfrentar as mais diversas dificuldades impostas dentro do território nacional.
O avião foi concebido para atender as missões de alto grau de dificuldade, como pouso e decolagem em pistas de terra, vôos em locais de clima adverso, transporte de tropas e equipes médicas para áreas inóspitas, inclusive de selva , patrulhamento de fronteiras entre outras. O desempenho foi tão positivo que acabou por se tornar um produto comercial, voltado para abastecer o mercado nacional e internacional.
Fonte: defesanet (texto)

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

DIA DO AVIADOR E DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

ORDEM DO DIA DO COMANDANTE DA AERONÁUTICA
Brasília, 23 de outubro de 2008.
MAIS DO QUE AS LEIS DA FÍSICA E AS FORÇAS DA NATUREZA, ANTES FORAM A CAPACIDADE DE SONHAR E A VONTADE DE REALIZAR DE UM BRASILEIRO – ALBERTO SANTOS-DUMONT – QUE SUSTENTARAM AS ASAS DO 14-BIS NAQUELE MEMORÁVEL VÔO DE 23 DE OUTUBRO DE 1906. UM MOMENTO. UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO QUE SE TORNOU ETERNO. UMA PEQUENA DISTÂNCIA. UM GIGANTESCO PASSO PARA A HUMANIDADE.A PARTIR DO INÉDITO E MAGNÍFICO FEITO, O MUNDO INGRESSOU EM UMA ERA DE DESENVOLVIMENTO JAMAIS EXPERIMENTADA, EM VELOCIDADE COMPATÍVEL COM A DOS VETORES ALADOS QUE PASSARAM A SINGRAR A, ATÉ ENTÃO, INATINGÍVEL E MISTERIOSA VASTIDÃO AZUL.COMO PRÊMIO À DEVOÇÃO E À GENIALIDADE, A HUMANIDADE RECEBEU A DÁDIVA DE APROXIMAR-SE, UNINDO, EM UM ÚNICO E HARMÔNICO CONJUNTO, A MARAVILHOSA OBRA DO CRIADOR. NEM MARES, NEM MONTANHAS; NEM VALES, NEM FRONTEIRAS: NADA MAIS ERA OBSTÁCULO INTRANSPONÍVEL AO DISSEMINAR DO CONHECIMENTO E À INTEGRAÇÃO DOS POVOS.CELEBRAR O DIA DO AVIADOR E DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA É RECONHECER E LOUVAR, EM CADA BRASILEIRO, OS MESMOS VALORES QUE NORTEARAM AS AÇÕES DO PAI DA AVIAÇÃO. COM EFEITO, O LEGADO DE BRAVURA E CRIATIVIDADE DOS DESBRAVADORES PIONEIROS DO CORREIO AÉREO NACIONAL E DOS HERÓIS DO PRIMEIRO GRUPO DE AVIAÇÃO DE CAÇA, PERPETUADO E CONSOLIDADO POR GERAÇÕES, CONTINUA A MOTIVAR OS HOMENS E AS MULHERES QUE, SOBRANCEIROS, ENVERGAM O AZUL. HOJE, MAIS DO QUE NUNCA, SOMOS ESTIMULADOS A PENSAR GRANDE, EM FACE DAS ASSIMETRIAS DO MUNDO MODERNO E DOS CONSEQÜENTES DESAFIOS IMPOSTOS À MANUTENÇÃO DA PAZ.EIS A RAZÃO PELA QUAL OS TEMAS LIGADOS À DEFESA EXIGEM A ATENÇÃO DE TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE, DE MODO A PERMITIR A CONSTRUÇÃO DE MECANISMOS QUE ASSEGUREM O EQUILIBRADO E PACÍFICO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.ASSIM É QUE INSTIGANTES HORIZONTES SE DESCORTINAM À LUZ DE INOVADORES PARÂMETROS, CERTAMENTE, ESTATUÍDOS NAS ORIENTAÇÕES DA ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA, SOB A ÉGIDE DO MAIS ALTO NÍVEL DE DECISÃO DA REPÚBLICA.SEGURAMENTE, ENTRE SUAS DIRETRIZES, HAVERÁ DE DESTACAR-SE A DEFINIÇÃO DE CAMINHOS QUE LEVEM À ALMEJADA CONSOLIDAÇÃO DA NOSSA INDÚSTRIA DE DEFESA, CUJO MAIOR LEGADO, COMO DEMONSTRA A HISTÓRIA, CONSISTE NA APLICAÇÃO DUAL, CIVIL E MILITAR, DOS SEUS INVENTOS E PRODUTOS.COM ESTE ESPÍRITO, SEGUINDO OS PASSOS DE SANTOS-DUMONT, ESCREVENDO COM DESTEMOR O PORVIR E COMUNGANDO O IDEAL DE AMOR À PÁTRIA, UNEM-SE OS BANDEIRANTES AUDAZES DO AZUL, VALOROSOS PROFISSIONAIS QUE NO INDESCRITÍVEL E MÁGICO SACERDÓCIO DE VOAR, SEMEIAM, SOBRE CAMPOS, CIDADES E MARES, A INTEGRAÇÃO, O PROGRESSO E A SOBERANIA. QUE ESTE MESMO ESPÍRITO SE MANIFESTE E PERSISTA MUITO VIVO EM CADA UM DE NÓS, E INVESTIDOS DESTA ATITUDE, PERMANEÇAMOS FIRMES NA CONDUÇÃO DESTA GRANDIOSA AERONAVE CHAMADA BRASIL, SEMPRE EM RETILÍNEA E ASCENDENTE TRAJETÓRIA RUMO AO FUTURO.
Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO Comandante da Aeronáutica
Fonte: GABAER

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O Nosso "BANDECO"


Há 40 anos, numa pista de vôo sem pavimentação, decolava o primeiro protótipo do Bandeirante, no então Centro Técnico Aeronáutico, hoje Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA).
A aeronave deu origem à Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) que se tornou referência no mercado de aviação mundial. Essa e tantas outras conquistas no setor aeronáutico brasileiro foram comemoradas neste domingo (19), na Embraer, em São José dos Campos (SP), com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro- do-Ar Junito Saito, oficiais-generais do Alto Comando, autoridades civis e integrantes da empresa.Em discurso, o Comandante da Aeronáutica construiu um paralelo do sucesso da Embraer com o grande inventor da aviação. “A genialidade e o espírito empreendedor do brasileiro Santos-Dumont permitiram à humanidade a conquista do espaço (...) A mesma genialidade, igualmente o mesmo espírito empreendedor, aflorados num visionário grupo de brasileiros, permitiram ao Brasil decolar para um altaneiro vôo, o primeiro vôo do Bandeirante”. O Comandante ainda comentou a versatilidade em atuar como “catalisador” da pesquisa e do desenvolvimento e possuir um parque industrial aeronáutico mundialmente reconhecido. Para a construção do primeiro protótipo do Bandeirante, identificado pela sigla IPD-6504, foram necessários três anos e quatro meses, num total de 110 mil horas de trabalho, que contou com cerca de 300 pessoas lideradas pelo engenheiro aeronáutico, à época o Major Ozires Silva.
“Pela sua importância na criação da indústria aeronáutica brasileira, o avião Bandeirante é um dos marcos de um bem-sucedido projeto estratégico de longo prazo empreendido pelo Governo Brasileiro, que culminou na criação e na consolidação da Embraer no cenário internacional” , enfatiza o Diretor-Presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado. Dos três protótipos originais do Bandeirante, o primeiro pertence ao acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro. O segundo protótipo, apresentado na comemoração, pertenceu originalmente à Força Aérea Brasileira e hoje faz parte do acervo da Fundação Santos Dumont. A aeronave foi restaurada, em pouco mais de um mês, por uma equipe composta de empregado e ex-empregados. A pintura foi refeita nas mesmas cores e tonalidades (branca, com uma faixa azul no meio, e cinza, na parte de baixo). No nariz do avião foram pintadas as bandeiras dos dez países da América do Sul onde o protótipo realizou vôos de demonstração. O terceiro protótipo se encontra em exposição permanente no parque Santos Dumont, em São José dos Campos. No final, o Comandante da Aeronáutica foi homenageado pelo Diretor da Embraer com uma maquete do aeronave Bandeirante.

Fonte: CECOMSAER

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira



Hoje é o dia da Indústria Aeronáutica Brasileira, então não podemos esquecer da grande contribuição de um cearense, o Brigadeiro Casimiro Montenegro Filho, nascido em Fortaleza.
Formado em Engenharia Militar, passou a ver os avanços aeronáuticos, mais ainda por estudar muito tempo nos Estados Unidos. Regressando ao Brasil foi residir na cidade de São José dos Campos, trazendo consigo dez engenheiros especializados em aviação, formando então o ITA -Instituto Tecnológico Aeronáutico, o mais bem conceituado da América Latina, como também concebeu o Centro Técnico Aeroespacial - CTA. Convidado pelo Brigadeiro Casimiro Montenegro o professor Richard Smith montou o Centro Técnico Aeronáutico o primeiro passo para o surgimento da EMBRAER.
Fontes: A História da Aviação no Ceará, Montenegro - As aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Wireless nos Aeroportos

A implantação de infra-estrutura de rede wireless atenderá à demanda dos passageiros que passarem por Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Curitiba (PR) e Belém (PA). Para a instalação do serviço nesses aeroportos, a Infraero está investindo cerca de R$ 1,1 milhão.
Segunda a área de Tecnologia da Informação da Infraero, a empresa também está capacitada a atender a pessoas jurídicas (companhias aéreas, empresas comerciais, lojas, despachantes etc) com o fornecimento de rede local (LAN). A previsão é que a instalação da rede sem fio seja feita nos 67 aeroportos que a Infraero administra. Ainda em 2009, mais 20 aeroportos contarão com o serviço.
Fonte: Infraero

Notícia 100 Filmes sobre Aviação

TF-33 FAB 4325 entrou para história por colidir no Piper azteca do então presidente Castelo Branco. Preservado em Fortaleza como também o Piper.

É com grande alegria que publico a notícia 100 do blog Escuta Aérea Fortaleza. Desde então busco informar e aprender cada vez mais sobre este maravilhoso meio de transporte que seduz cada vez mais pessoas; encantadas com pilotos e máquinas. Sem esquecer os colaboradores e amigos que ajudam para que este trabalho fique cada vez mais didático e bonito. Agradeço a todos.
Esta matéria foi sobre uma curiosidade que tive há meses atrás assistindo a um filme, “Quantos filmes sobre aviação o cinema produziu”. Fiz a pesquisa e aqui estão eles:
The Blue Max (1966)*
Águias em Duelo (1971)
Hell´s Angels (1930) primeiro da história*
Topgun*
FlyBoys*
O Aviador*
Águia de Aço 1*,2*,3
Os cavaleiros do Ar*
Pearl Harbor*
Além da Eternidade*
Memphis Belle*
Air America*
Aqueles Homens Maravilhosos e suas Máquinas Voadoras*
A6 Intruder
Bat 21
A Batalha Britânica*
Dark Blue World*
As Pontes de Toko-Ri*
Os Eleitos
O Vôo da Fênix primeira versão* e segunda*
Aeroporto Concorde*
Raposa de Fogo*
O resgate do vôo 771
Capitão Sky*
Tora tora tora
Stealth*
Bomber Air Force B52 (1953)
Strategic Air Commander (1955)
Trovão Azul*
Nimitz de Volta ao Inferno*
The Hunters
A Batalha de Midway*
Almas em Chamas*
Inferno nos Céus*
Prova de Fogo*
PESQUISA EM ANDAMENTO----------------------- *tenho em dvd
Depois falarei dos Documentários

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

1ª turbina do ITA

Durante sua visita a São José, o presidente Lula (PT) conheceu a turbina aeronáutica fabricada pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
Lula entrou em contato com o protótipo ao desembarcar no Aeroporto do CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeronáutica). Ele fez questão de mencionar o fato durante o comício na Praça Afonso Pena.
"Sou um homem que tenho muito motivo para estar feliz. Estava na base aérea e o brigadeiro pediu para que eu fizesse uma visita numa coisa que os meninos do ITA trabalharam a noite inteira para que eu visitasse. O Brasil produziu sua primeira turbina aeronáutica. Só tem quatro países que produzem e nós, hoje (ontem) de manhã, conseguimos. Isso é motivo de orgulho", disse Lula para a platéia presente à praça.
Representantes do ITA e do CTA não foram localizados ontem para comentar o assunto.
TURBINA - O protótipo TR 3500 foi desenvolvido pelo ITA, em parceira com a empresa de engenharia Polaris, e permitiu ao Brasil entrar no seleto grupo de países que dominam a tecnologia de fabricação de turbinas para aviação.
O projeto consumiu R$ 3 milhões em investimentos, sendo R$ 1,8 milhão provenientes do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e R$ 1,2 milhão do governo federal através do Ministério da Ciência e Tecnologia.
O protótipo tem tecnologia 100% nacional e pode ser movido a álcool e gás natural, além da usual querosene de aviação, mais leve.
Fonte: valeparaibano