segunda-feira, 26 de julho de 2010

AT-26 XAVANTE NA HISTÓRIA

Já deixando saudades AT-26 Xavante. Belos tempos aqueles de sinfônias de seus motores vipers em nossa capital Fortaleza... Fora de serviço no final do ano, entrando na História.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Embraer e seus E-jets

Modificar os atuais E-jets ou partir para uma aeronave de 130 lugares?
A remotorização seria o passo certo para se manter na liderança no segmento de até 120 assentos
A Embraer decide até o fim do ano se faz a remotorização do jato 195, que leva até 122 passageiros, ou se parte para o desenvolvimento de um avião maior, de 130 lugares, disse seu vice-presidente para o mercado de aviação comercial, Paulo César de Souza e Silva. A empresa não tem planos de fazer um avião de 150 lugares. “O estudo prevê um jato de 130 assentos com duas classes, mas numa configuração de classe econômica poderia comportar entre 138 e 140 passageiros”.
O presidente da Embraer, Frederico Curado, disse que a companhia não ficaria alheia à chegada de motores que consomem menos combustível. “Nossos E-Jets são novos, mas não podemos ficar indiferentes à disponibilidade de motores mais econômicos”. Ele confirmou conversas com fabricante de motores e disse que a remotorização seria o passo certo para se manter na liderança no segmento de até 120 assentos.

FONTE: Valor Econômico por Virgínia Silveira

Bandeirante Força Aérea Brasileira

Primeiro Bandeirante modernizado da Força Aérea Brasileira voará em agosto.

O primeiro C-95M Bandeirante modernizado da Força Aérea Brasileira (FAB) deve voar no início de agosto. O programa de modernização está sendo coordenado pelo COMGAP (Comando-Geral de Apoio), sediado no Rio de Janeiro, através do Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF).

Até 2013, 54 dos 84 aparelhos existentes na frota da FAB sofrerão a atualização, incluindo os P-95. Os dois primeiros exemplares convertidos para o padrão M passarão por um programa de ensaios até outubro e novembro, respectivamente, para serem entregues às suas unidades operacionais.

Os Bandeirante da FAB são modernizados em três fases. A primeira consiste na integração de novos sistemas de comunicação e navegação e instrumentação digital (LCD) nos cockpits. Para isso, foi contratada a empresa Aeroeletrônica, subsidiária da israelense Elbit Systems. Na segunda fase, os sistemas vitais mais modernos, como os mecânicos e hidráulicos, são substituídos, também através de empresas privadas brasileiras. A terceira fase, toda executada no PAMA-AF, será dedicada à revitalização geral da aeronave, como pintura e forração do interior na cabine.


Fonte: Tecnologia e defesa

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ciopaer 2010

Ciopaer cada vez mais capaz de enfrentar o crime e resgatar vidas.

Site muito bom e informativo, recomendo.
www.pilotopolicial.com.br/?p=9583