quinta-feira, 30 de agosto de 2012

História Aviação Policial do Ceará 1° Parte


Primeira parte sobre a história da aviação policial no Ceará.


primeira pintura
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História 

 As primeiras atividades aéreas de segurança pública no Estado do Ceará datam de 1982, ano em que um Boeing 727-200 da empresa VASP, antes que pudesse efetuar o pouso no Aeroporto Pinto Martins, veio a colidir com a Serra da Aratanha, no município de Pacatuba (região metropolitana de Fortaleza), ocasionando a morte de 137 pessoas, na oportunidade foi utilizado o helicóptero da empresa estatal COELCE, um Esquilo HB 350 B, no transporte dos corpos das vítimas do acidente. No ano de 1985 ocorreram várias enchentes no interior do nosso Estado, momento em que o município de Russas e seus distritos foram seriamente atingidos, ocorrendo ajuda humanitária com emprego de helicópteros para o resgate de refugiados que ficaram ilhados, bem como na distribuição de cestas básicas e medicações com assistências médicas; das aeronaves empregadas estava o Esquilo HB 350 B da empresa estatal COELCE. No dia 19 de novembro de 1987 houve uma tentativa de seqüestro do empresário Fernando Gurgel da MECESA (Metalgráfica Cearense S.A.), onde ocorreu uma restrição à liberdade do filho do empresário juntamente com sua médica, sendo os mesmos ameaçados com um revólver calibre 38 e uma suposta bomba de fabricação caseira. Um único seqüestrador saiu da empresa, armado e com o artefato ameaçador, levando as duas vítimas e um motorista num opala, seguiram para a localidade de Papagaios na Caucaia, momento em que as vítimas foram sendo libertadas. O seqüestrador embrenhou-se na vegetação local, quando iniciou-se uma verdadeira caçada a um meliante até então, foi novamente utilizado o helicóptero Esquilo da COELCE nas buscas. Em 1991 houve a criação do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) da PMCE quando, pela primeira vez, uma tropa especializada realizou treinamento helitransportada com desembarques táticos utilizando-se de técnicas de rappel. No ano de 1994, em 15 de março, tivemos uma ação ousada de detentos do IPPS, quando da visita pastoral de D. Aloísio Lorscheider, onde foram feitos reféns 13 pessoas juntamente com D. Aloísio, no auditório do IPPS (Instituto Penal Paulo Sarasate); o grupo de detentos era liderado por Antônio Carlos Barbosa, o “Carioca”. Foram mais de 20 horas de negociações até que um grupo de detentos deixou o presídio num furgão iniciando-se uma das maiores operações policiais para recapturar o grupo; foram dez dias de buscas na “Serra Azul”, em Ibaretama, sendo utilizada uma guarnição PM helitransportada, onde foram recapturados todos os 12 detentos e libertados os reféns. Atento às necessidades de recursos materiais para bem cumprir sua missão institucional, o Governo do Estado desenvolveu seus primeiros projetos de aquisição de aeronaves no ano de 1995. Assim, naquele ano uma aeronave Esquilo – HB 350 B, de fabricação francesa, que servia à COELCE, foi incorporada à Polícia Militar do Ceará, no recém criado GPAER – Grupamento de Policiamento Aéreo da Polícia Militar do Estado do Ceará. Em julho de 2001, dando seguimento a um projeto que nascera em meados de 1999, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social decidiu ousar na criação de um órgão ímpar dentro da estrutura de segurança pública, o CIOPAER – Centro Integrado de Operações Aéreas. Seria, efetivamente, o exemplo do primeiro órgão em que Policiais Civis e Militares, bem como Bombeiros Militares, poderiam desempenhar missões operacionais que tiveram um planejamento integrado e uma execução integrada. Isso corresponde à quebra de um tabu que persegue as Polícias Brasileiras há anos, a atuação conjunta e ordenada das Polícias Civil e Militar, somando forças e esforços para melhor servir à comunidade. E no CIOPAER o resultado desta soma de forças só tem trazido resultados positivos. Na prática, para a criação do CIOPAER foram adotados os seguintes procedimentos: somando-se ao Esquilo HB 350 B em operação, foram adquiridos mais três helicópteros Esquilo – AS 350 B2, de fabricação francesa e montados no Brasil pela Helibras – Helicópteros do Brasil S/A-; foram reunidos em um só órgão e sob a mesma direção Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e Delegados, Inspetores e Escrivães da Polícia Civil; o CIOPAER passou a ser subordinado diretamente a Secretária da Segurança Pública e Defesa Social, e as aeronaves passaram a desempenhar missões múltiplas de policiamento ostensivo, repressivo, de combate a incêndio e de Defesa Civil. As tripulações passaram a ser mistas, mas a doutrina passou a ser a mesma, e os objetivos a serem cumpridos o seriam pela soma dos esforços e da determinação de todos. Foram homologados através da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, através da portaria n. 821/SSO de 12 de junho de 2008, os Cursos Práticos de Piloto Privado e Piloto Comercial de Helicóptero e publicados em Diário Oficial da União n. 112 de 13 de junho de 2008, sendo a CIOPAER a única Unidade Aérea de Segurança Pública no Brasil a formar pilotos diretamente na aeronave Esquilo AS 350 B2, não necessitando buscar formação básica em outras unidades ou escolas de formação. Teve-se um investimento significativo para que a CIOPAER voltasse com segurança, eficiência e eficácia, a desempenhar seu papel no contexto da Segurança Pública no Estado do Ceará. Hoje a CIOPAER – Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas conta com 3 helicópteros Esquilos e com um quadro de Pilotos, Tripulantes Operacionais e Mecânicos formados dentro do mais alto padrão técnico e profissional, além de uma vasta gama de equipamentos de última geração, a serem empregados nas várias missões desempenhadas. 


pintura atual


 Fonte parte escrita: http://www.sspds.ce.gov.br/ciopaer/index.jsp

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Aeroporto de Fortaleza vive clima de caos aéreo na madrugada desta 2ª feira

Clima de caos aéreo foi registrado, durante a madrugada desta segunda-feira, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Uma fila quilométrica se formou, a partir das 3 horas no setor de embarque doméstico, por conta da falta de pessoal nos aparelhos de raio X das bagagens. Deveriam estar operando cinco desses equipamentos, mas apenas dois estavam funcionando, o que provocou o acúmulo de passageiros. As informações são do Blog do jornalista Eliomar de Lima. Alguns funcionários da Infraero informaram que isso foi consequência de um corte de 30% do pessoal terceirizado, o que acabou afetando o setor de embarque. Pelo menos 10 voos nesse horário chegaram a sofrer alguns atrasos variando até 40 minutos, o que só se normalizou depois de muita reclamação por parte de passageiros e também das empresas aéreas. Pessoal extra foi mobilizado para acelerar o atendimento na área do raio X. O fato foi considerado “inusitado” por funcionários de empresas aéreas. Alguns que chegaram a falar sobre o caso, disseram nunca ter visto tamanho sufoco no setor de embarques desde a inauguração do aeroporto, hoje com 14 anos de operações. “Isso é um absurdo. Quando vimos que o problema ia se agravar por volta das 3 horas, pedimos providências!”, afirmou um funcionário de empresa área que pediu para não se identificado. O quadro se agravou porque, nesse período, há acúmulo de voos em razão de obras de restauro da pista de pousos e decolagens. O aeroporto fecha das 6 às 12 horas e houve a antecipação de alguns voos, principalmente aqueles com destino a Brasília e São Paulo e que são os mais requisitados. “Meu Deus! Será que vai dar tempo de embarcar?” – indagava a secretária estadual da Educação, Izolda Cela, que cumpriria a rota Rio, onde tem compromissos junto ao BNDES. Quem também se assustou foi o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, que tem agenda em São Paulo e Brasília. Os passageiros, no entanto, conseguiram embarcar. Mas só depois de se normalizar o numero de máquinas de raio X operando, o que ocorreu por volta da 4h25min. A supervisão da Infraero não se manifestou a respeito do fato. Já as empresas informaram que um balanço real dos efeitos das filas quilométricas deverá sair nas próximas horas.


Fonte: Jornal O Povo

O Sanfoneiro Voador Waldonys no Programa Encanta Ceará

Programa exibido no domingo após o fantástico na tv verdes mares filiada da globo no Ceará.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Aeroporto de Fortaleza começa nesta segunda última etapa da obra de recapeamento da pista

Serão retomadas nesta segunda-feira, 6, as obras de recapeamento de asfalto da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. O recapeamento da pista de Fortaleza, que possui 2545m de extensão, representa um investimento de R$ 8,6 milhões e teve início em outubro de 2011. A responsabilidade pelo empreendimento é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Esta é a última etapa dos trabalhos e acontece das 6h às 12h, de segunda-feira a sábado, período em que o aeroporto estará fechado para pousos e decolagens. 

Cerca de 30 voos foram impactados. Desses, dez ficarão suspensos e os demais terão seus horários alterados segundo interesse das companhias aéreas. Os passageiros que tiverem passagens marcadas para as datas e horários em que ocorrerem as obras devem entrar em contato com as empresas aéreas para informações sobre os voos, segundo recomendações da Infraero. 

Para garantir o bom funcionamento das operações em Fortaleza e esclarecer os passageiros, a Infraero promete reforçar o contingente de empregados no saguão para orientar os usuários, bem como as equipes de inspeção de passageiros. Todas as operações serão monitoradas pelo Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA), buscando o máximo de eficiência no atendimento de passageiros e aeronaves, assim como a utilização dos recursos do aeroporto. 

“Essa obra é mais um investimento da Infraero no Aeroporto de Fortaleza para manter os níveis de segurança nas suas operações, bem como seguir atendendo com o nível de excelência esperado pela sociedade”, afirmou o Superintendente do aeroporto Wellington Santos. 



Fonte: Jornal O Povo