quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Aeroporto Pinto Martins

Licitação do aeroporto sai em novembro
Obras de modernização e construção de novo terminal devem custar R$ 279,5 milhões, com conclusão em junho de 2013

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) se prepara para abrir a licitação das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A intervenção deve elevar em 45% a capacidade operacional e, também, dar maior conforto aos usuários. Um novo terminal será construído.

O superintendente da Infraero em Pernambuco, Fernando Nicácio, explicou o andamento do processo e os detalhes da obra ao O POVO, ontem, em visita a Fortaleza. Ele também conversou sobre o assunto com secretária do Turismo do Estado (Setur), Bismarck Maia. A Superintendência Regional da Infraero em Pernambuco é a responsável pelo Pinto Martins.

Nicácio detalhou que, atualmente, os projetos básico e executivo para as obras estão em fase final de elaboração. “Até novembro deve ser concluído”, adiantou. Logo em seguida a ampliação será licitada. “Em novembro o projeto completo fica pronto. E a licitação é imediata”, reiterou Bismarck Maia.

A Infraero quer dar início às obras do novo Pinto Martins em junho do próximo ano, com finalização estabelecida para 2013, em junho. A empresa deve investir R$ 279,5 milhões nos serviços.

A capacidade do Pinto Martins é para 6,2 milhões de passageiros ao ano. Em 2009 o terminal fechou o ano com 4,2 milhões de pessoas, conforme o superintendente do aeroporto, Sérgio Baltoré. O problema é que, em horários de pico, o fluxo cresce e há uma saturação da capacidade. “Acontece uma diminuição do nível de conforto com o movimento maior”, reconhece Nicácio.

E, em 2014, a Infraero prevê um movimento de até 7,5 mil milhões de passageiros em Fortaleza. “Não vamos esperar entrar em caos para dizer que o aeroporto está saturado e começar as obras”, reforçou Bismarck. “Se há hoje saturação nos principais horários é porque o aeroporto tá saturado como um todo. Não aceito essa desculpa que a saturação é só nos horários de pico”, completou o secretário.

A ampliação deve elevar a capacidade para nove milhões de passageiros ao ano. Um novo terminal de passageiros será construído, no setor leste do aeroporto, e funcionará de forma integrada com o atual terminal. Já o atual terminal será modernizado. De acordo ainda com Nicácio, a área atual é de 38 mil metros quadrado e será ampliada para 86 mil m².

A ampliação posterior do Pinto Martins, projetada para 2018, deve elevar a capacidade operacional para 14,2 milhões de passageiros ao ano.



Fonte: Diego Lage - 25/08/2010 Jornal O Povo