sábado, 21 de abril de 2012

Catuleve agora é Aeródromo


Com uma confraternização marcada por um brinde, sócios do Catuleve comemoraram na quinta-feira, 29 o Registro da nova pista do Catuleve, que recebeu a designação SJCM (OACI). Durante o evento, o sócio Demerval Diniz, que foi o grande mentor de incansável liderança para que todo o clube participasse desse grande feito, relatou as dificuldades vivenciadas,  os apoios recebidos em cada fase de construção da pista e ressaltou a importância da coletividade para a conquista final que era tornar o Catuleve um Aeródromo Registrado com capacidade para acompanhar a evolução atual de nossa aviação. “O que deveremos ressaltar é a participação, o envolvimento,o incentivo e o apoio que sempre recebi como fonte de energia.”, Demerval Diniz

“Literalmente, muito tijolo foi aqui colocado, um a um, por diferentes pedreiros…..um trabalho de formiguinha…..até termos o que Registrar…no revezamento, o vencedor não é quem passa a linha com o bastão….”. Sabino Freire.


Portaria Nr. 2560/SIA ANAC.


Localização

O Catuleve é um aeródromo civil privado registrado, com código (OACI) SJCM, localizado as margens da lagoa Catu, no município de Aquiraz, e na posição geográfica de 03 graus 56 min e 23 s de latitude Sul e 038 graus 22 min e 45 s de longitude Oeste. TMA de Fortaleza, próximo a ATZ de SBFZ.
Telefone para contato: (85) 3361.2233
E-mail: administracao@catuleve.com.br

Pistas

O Catuleve possui 1 pista de asfalto, com 720m de comprimento e 18m de largura, com obstáculo de menos de 15m de altura (árvores) a cerca de 100m de distância da cabeçeira 13. Na maior parte do ano a cabeçeira mais adequada para pousos e decolagens é a 13 em função da direção do vento. A cabeçeira 31 tem aproximação sobre a lagoa Catu e também possui excelentes condições.

Circuito de Tráfego

Ao chegar no Catuleve o piloto deverá seguir o circuito de tráfego padrão, ingressando no circuito com altura de 1.000 pés acima do aeródromo e todas as curvas realizadas pela esquerda.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CENIPA cria registro específico para ocorrências de laser verde


Tormento principalmente dos goleiros de futebol nos estádios, a brincadeira com canetas de raio laser agora inferniza a vida dos pilotos de avião. Em 2011, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) registrou cerca de 250 casos, um aumento em relação a 2010 de quase quatro vezes. Como a contabilização é baseada em relatos dos aviadores, esse número pode ser ainda maior. Para identificar os aeródromos onde a recorrência é maior, o CENIPA planeja disponibilizar em sua página, em 2012, um formulário específico para esse tipo de reporte. Com os dados será possível direcionar campanhas e ações conjuntas entre os órgãos da administração aeroportuária e o poder público local. 

As brincadeiras têm se espalhado por todo o Brasil. A incidência dos casos começaram a aumentar a partir do ano de 2009. De acordo com o CENIPA, até o mês de novembro deste ano, foram relatados 38 casos em Londrina (PR), 36 no Galeão (RJ), 21 em Vitória (ES), 13 em Campinas (SP), 11 em João Pessoa (PB), 9 em Navegantes (SC) e 9 em Fortaleza (CE). “O que se vê hoje é uma maior facilidade de aquisição deste artefato e acredito que por isso no Brasil, nos últimos três anos, nós tivemos o incremento do número de reportes”, afirma o Major Aviador Márcio Vieira de Mattos, da Divisão de Aviação Civil do CENIPA. 

As consequências da utilização do raio laser verde podem ser danosas, conforme alerta o Major Mattos, da Divisão de Aviação Civil do CENIPA. “A probabilidade de se derrubar um avião com equipamento de emissão de laser é baixa, mas não pode ser descartada, uma vez que nós temos na frota nacional aeronaves que voam com apenas um piloto. Quando atingido diretamente nos olhos, o comandante do avião pode ter dificuldade de interpretar os instrumentos, cegueira momentânea e a formação de imagens falsas, que numa situação de decolagem ou pouso pode ser crítica”, explica o Major Mattos. “A probabilidade é baixa, mas existe e as consequências podem ser até catastróficas. Então nós temos que trabalhar em termos de prevenção”, complementa o Oficial do CENIPA. 

Os relatos de ocorrências com laser não são recentes e tampouco exclusividade nos céus brasileiros. Há reportes de casos no Canadá, Reino Unido, Espanha e Estados Unidos. O primeiro caso relatado ocorreu em Los Angeles, no ano de 1993. O comandante de um boeing 737 foi atingido e obrigado a passar o controle dos comandos da aeronave para o co-piloto. Ele ficou quatro minutos sem conseguir interpretar os instrumentos. 

Assim como soltar balões (Perigo Baloeiro), a brincadeira com raio laser pode render problemas com a justiça. “Utilizar o laser e atrapalhar a navegação área é um crime previsto no Código Penal Brasileiro”, ressalta o Major Mattos. 

Fonte: Agência Força Aérea

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Primeiramente desculpas aos amigos que seguem o blog por passar tanto tempo sem atualizações, estou voltando e contando com o apoio de vocês. Obrigado.

Do Autor.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Hidroporto de Fortaleza

Na área funcionava o antigo Hidroporto, e estava sendo ocupada irregularmente desde fevereiro de 2009

O juiz federal da 22ª vara do Ceará, André Dias Fernandes, decidiu no último dia 29, pela imediata suspensão das atividades praticadas pelas empresas Brasimar Serviços Marítimos Ltda, Contorno Máquinas e Equipamentos e Penedo Serviços Marítimos, na Área de Preservação Permanente (APP), no Rio Ceará.

Na região funcionava o antigo Hidroporto de Fortaleza, na Barra do Ceará, e estava sendo ocupada irregularmente desde fevereiro de 2009, quando sucatas e outros objetos começaram a ser despejados no local para fins comerciais. Revoltado com a invasão, o historiador Adauto Leitão acionou a Prefeitura e o Ministério Público Federal (MPF-CE) para resolver o problema.

Após chamar os órgão competentes pela área, como Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria Executiva Regional I (SER I), para realização de vistoria e expedição de laudo técnico, o MPF resolveu tornar a entrar com uma Ação Civil Pública em setembro de 2009.

Segundo a procuradora da república Nilce Cunha Rodrigues, que entrou com ação, as empresas terão que retirar de imediato todo e qualquer objetos que esteja na APP. Informou ainda, que caso a parte ré não obedeça a decisão, ela irá requerer ao juiz que especifique uma multa significativa por cada dia de descumprimento.

"Se mesmo assim persistirem em ficar na região, irei requerer ao juiz a retirada compulsória, que significa o seguinte, o Ibama ou a Semam contratam alguma empresa para fazer o serviço e as despesas serão cobradas da parte ré", explicou.

Segundo Adauto Leitão, desde o século XVII, o Rio Ceará está na cartografia mundial como único rio da Capital com condições de navegabilidade para embarcações e, posteriormente, aeronaves, tendo como referência o Oceano Atlântico. Na foz, há uma placa que indica o local como campo de pouso para aeronaves em urgência.
Comentário autor blog: justiça com a nossa História da Aviação!!!
Fonte: Diário do Nordeste

Ampliação Pinto Martins

O aeroporto Pinto Martins vai passar por uma ampliação. A licitação já foi aberta e a Infraero deve investir quase R$ 280 milhões em obras.
Fortaleza é uma das capitais que mais recebe turistas durante todo o ano. Pelo aeroporto internacional, passam diariamente cerca de 9 mil passageiros.
Segundo o projeto da Infraero, estão previstas reforma e ampliação do terminal de passageiros, adequação do sistema viário do aeroporto e ampliação do número de vagas no estacionamento. A previsão é que as obras comecem até julho de 2011.
Na 1ª etapa do projeto está prevista a construção de 35% do Terminal 2 de passageiros. Com a ampliação o aeroporto terá capacidade de receber 9 milhões de passageiros por ano.
Fonte: Tv Verdes Mares

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Notam da apresentação do EDA em Fortaleza

14/11/10 18:00 - 14/11/10 21:00
EXIBICAO AEREA (ESQUADRILHA DA FUMACA - DESFILE AEREO)
ACONTECERA ESPACO AEREO BTN COORD
034438S/0382656W 034044S/0381339W
032132S/0382847W 033342S/0384821W
034139S/0383841W (FORTALEZA,CE) RTO
GND-MSL - FL050)


Fonte:Decea

Estréia na TV

Estréia nesta sexta 12 de novembro no canal History Channel a série Aeroportos Radicais ás 21hs horário de Brasília.