terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Bolsas ANAC


PROJETO DE FORMAÇÃO DE PILOTOS PARA A AVIAÇÃO CIVIL

O transporte aéreo é, dentre os segmentos dos transportes modais, o que apresenta um maior crescimento, em decorrência da globalização e do desenvolvimento da economia mundial. Com isso a demanda por recursos humanos capacitados, inseridos neste segmento, tem evoluído ano a ano, seja impulsionada pelos avanços tecnológicos ou em decorrência de cumprimento de normas e padrões impostos pelos organismos internacionais.
Neste sentido, e, diante da perspectiva de que o Brasil possa sofrer interrupção na formação de mão-de-obra especializada para operar aeronaves comerciais, c oube à ANAC adotar as medidas necessárias para o atendimento do interesse público e para o desenvolvimento e fomento da aviação civil.
Dentre estas proposições, encontra-se o estabelecimento de Pólos de Aviação Civil voltados, primordialmente, para a formação e capacitação de profissional.
Nestes pólos, os objetivos principais contemplam o estabelecimento de novos processos de qualidade e certificação das unidades de instrução profissional, reavaliação dos currículos de formação, implantação de novas metodologias e técnicas de ensino, além do fomento a iniciativas ligadas à pesquisa e desenvolvimento científico em soluções para os atuais problemas da aviação, além de ações de cooperação e articulação entre entidades.
Em resumo, conceitua-se pólo de aviação civil como sendo um c onjunto de entidades ou empresas, estabelecidas em um determinado espaço geográfico ou que exerçam uma atividade específica, executando ações conjuntas e coordenadas em prol do desenvolvimento da aviação civil, com ênfase na formação e capacitação de recursos humanos.
O Projeto de Formação de Pilotos para a Aviação Civil é um projeto piloto desenvolvido pela Quinta Gerência Regional da ANAC sob a supervisão da Superintendência de Estudos Pesquisa e Capacitação.

REQUISITOS PARA CONCESSÃO DE BOLSA
O acesso à candidatura para as vagas no Projeto de Formação de Pilotos para a Aviação Civil será franqueado a todos os brasileiros natos ou naturalizados, residentes no país, que efetuarem sua inscrição e cumprirem os requisitos previamente estabelecidos pela ANAC.
O candidato deverá atender aos seguintes pré-requisitos:
CANDIDATO À BOLSA DE PILOTO PRIVADO DE AVIÃO:
a) não haver completado 26 anos na data da inscrição;
b) possuir ensino fundamental completo;
c) possuir Certificado de Capacidade Física de 2ª classe – nível piloto privado;
d) ter sido aprovado em Banca de Exames da ANAC para Piloto Privado de Avião, com data de validade posterior a 30 de Setembro de 2008;
e) possuir, no mínimo, a seguinte quantidade de horas de vôo de instrução em avião:
- 9 horas, se realizadas em entidade homologada pela ANAC; ou
- 14 horas, se não realizadas em entidade homologada pela ANAC.
CANDIDATO À BOLSA DE PILOTO COMERCIAL DE AVIÃO :
a) não haver completado 31 anos na data de sua inscrição;
b) possuir ensino médio completo ;
c) possuir Certificado de Capacidade Física de 1ª classe – nível piloto comercial;
d) ter sido aprovado em Banca de Exames da ANAC para Piloto Comercial de Avião/IFR, com data de validade posterior a 30 de Setembro de 2008;
e) possuir, no mínimo, a seguinte quantidade de horas de vôo de instrução em avião:
- 29 horas, se realizadas em curso de Piloto Comercial em entidade homologada pela ANAC; ou
- 79 horas, se não realizadas em curso de Piloto Comercial em entidade homologada pela ANAC.
Confira o Edital do Processo Seletivo nesse site a partir do dia 02/01/2008.
Fonte: ANAC

3 comentários:

Unknown disse...

Quero saber se posso me inscrever no processo seletivo da formação de pilotos da anac, mesmo sem ter começado ainda o curso de piloto privado. qual o sentido da palavra posterior neste requesito?

"ter sido aprovado em Banca de Exames da ANAC para Piloto Privado de Avião, com data de validade posterior a 30 de Setembro de 2008"

Anônimo disse...

Olá meu nome é Mxsuel T.S moro em Porto Seguro BA e fiz meu vôo solo recentemente em ultra leve GT, e meu sonho de toda minha vida é voar mas nunca tive condiçães, será que tem um geitinho ae para me encaixa na bolsa da ANAC ?
OBRIGADO.

Anônimo disse...

Esse "anônimo" é um idiota!!!! "GEITINHO"!?!?!?!?

Júlio Cardoso