segunda-feira, 7 de julho de 2008

Esquadrilha da Fumaça

Esquadrilha da Fumaça atravessa o Atlântico e chega à Espanha
No nascer do sol dia 5 de julho, a Esquadrilha da Fumaça continuou a travessia do Oceano Atlântico rumo à Ilha do Sal, decolando de Fernando de Noronha. Tanto para quem acompanha no C-130, como para os pilotos, fica difícil definir a sensação e a emoção tendo apenas as águas como cenário da viagem.
Os pilotos com as aeronaves Tucano fazem a travessia sem piloto automático para aliviar o trabalho de controle dos aviões. No tocante ao aspecto psicológico, o C-130 Hércules foi o “anjo da guarda” desses pilotos. Além de orientá-los sobre as condições meteorológicas da rota, representou a tranqüilidade da equipe.
Além disso, a Marinha do Brasil prestou apoio à missão, disponibilizando um navio de patrulha costeira nas proximidades de Noronha, bem como orientou a Aeronáutica sobre as diversas rotas de navios mercantes ao longo do deslocamento. Para o Tenente-Coronel Aviador Neves Neto, Comandante da Esquadrilha, esse trecho da viagem foi bastante cansativo, mas o sucesso dessa etapa é conseqüência do respeito operacional a um planejamento meticuloso.
No dia 4 de julho a Esquadrilha da Fumaça permaneceu em Fernando de Noronha realizando manutenção das aeronaves e providenciando os acertos operacionais para a apresentação inédita que acontecerá no dia 19 de julho, por ocasião do retorno ao Brasil.Na Espanha - Na manhã do dia 6 de julho, a Esquadrilha da Fumaça decolou da Ilha do Sal e, após 4h15 de vôo, chegou a Las Palmas-Gran Canária. A Equipe toda, incluindo a tripulação do C-130 Hércules, foi recebida pelo adido aeronáutico militar na Espanha, Coronel Paulo Borba.Com essa etapa, os aviões Tucano voaram mais de 16 horas sobre o mar com total disponibilidade. No dia 7 de julho, a Esquadrilha realiza sua última etapa sobre o mar, pernoitando em Portugal.

Fonte: CECOMSAER

Nenhum comentário: