terça-feira, 27 de outubro de 2009

Bristish Airways em Fortaleza?

Um Boeing 777 da companhia europeia British Airways, com 191 passageiros a bordo, fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. O avião fazia o voo BA248, entre os aeroportos Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, e Heathrow, em Londres. A aterrissagem foi feita na madrugada do último domingo e, ontem, a aeronave retomou viagem. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o pouso foi feito às 2h20min, motivado por problemas de saúde apresentados por uma passageira. O POVO apurou que ela estava com sangramento no nariz e desmaiou. Com o avião em solo surgiu um novo obstáculo para à continuidade do voo. De acordo com o Serviço de Auxílio ao Transporte Aéreo (Sata), a aeronave passou por uma manutenção técnica e um problema foi detectado. O Sata não deu detalhes sobre o fato, mas apontou que houve a necessidade de troca de uma peça do avião. A British Airways, por sua vez, informou ao O POVO apenas que ``motivos técnicos`` impediram a decolagem em Fortaleza. A companhia, em nota oficial, confirma que o pouso foi feito para a prestação de atendimento médico a uma passageira. A decolagem estava prevista para as 7 horas de ontem, conforme a Infraero, mas foi feita somente às 9h58min. De acordo ainda com a companhia, o voo normalmente tem duração de 11 horas e 5 minutos, sem escalas ou conexões. Em Fortaleza O coordenador do Sata, Anderson Severo, detalhou que os passageiros, após o pouso, permaneceram na aeronave de 2h20min até 9h30min. Segundo ele, houve dificuldade em encontrar hotéis disponíveis para quase 200 pessoas. Anderson explicou que, em seguida, os passageiros foram hospedados em três hotéis. Ontem pela manhã, nem todos os passageiros embarcaram para seguir a viagem. Segundo ainda com o Sata, somente 168 das 191 pessoas seguiram viagem. Já a companhia explicou que parte dos passageiros preferiu voltar para Rio de Janeiro ou São Paulo. Anderson também informou que a maioria era formada por britânicos. A passageira que apresentou problemas era estrangeira, mas o Sata não informou sua origem. O POVO entrou em contato com o hospital São Mateus, para onde ela foi encaminhada, mas a unidade afirmou que somente familiares podem ter acesso a informações de pacientes. O o coordenador do Sata disse que ela recebeu alta e embarcou para Londres.
Fonte: Jornal OPovo Diego Lage 27 Out 2009

domingo, 25 de outubro de 2009

Pinto Martins ampliará terminal

Projeto prevê a construção de um novo terminal e de um edifício-garagem até 2014.
Uma das novidades na reforma e ampliação do aeroporto internacional Pinto Martins, em Fortaleza, é a construção de um novo terminal de passageiros. A obra visa atender ao fluxo de turistas que passarão por Fortaleza durante a Copa de 2014. A informação é do "Diário do Nordeste".
Além do novo terminal, também será construído um edifício-garagem com mil vagas que serão agregadas às 900 atuais. O investimento total para as obras de ampliação e reforma é de R$ 500 milhões. Esse dinheiro deve ser compartilhado entre a Infraero e os governos federal e estadual. Também existe a possibilidade de captação de recursos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A empresa responsável pelo projeto deve concluí-lo no próximo ano. Já as obras devem ter início em 2011 ou 2012, mas ainda não existe data definida para o encerramento.
O novo terminal ampliará a capacidade do Plínio Martins de três milhões para oito milhões de passageiros por ano. Esse terminal será edificado onde, hoje, fica o terminal de cargas, localizado ao lado do de passageiros.

Fonte: http://www.copa2014.org.br