segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A380

O avião gigante da Airbus, o A380, pousou no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), por volta das 11h40 desta segunda-feira. À tarde, está prevista a realização de um vôo de apresentação para cerca de 200 autoridades e convidados. Para chegar a São Paulo, o avião saiu da França e passou pela Argentina.
Segundo a Airbus, o avião precisa de uma pista com 45 metros de largura e de 2,6 mil metros de comprimento para o pouso e decolagem de demonstração, por isso a escolha de Guarulhos, que atende às especificações.
Caso fosse uma operação regular, a aeronave precisaria pistas mais largas para manobrar e pontes de embarque de dois andares para comodidade dos passageiros.
Com 73 metros de comprimento, 24,1 metros de altura e peso máximo de decolagem de 560 toneladas, o Airbus gigante é capaz de transportar mais de 800 passageiros em classe única.
O Brasil, no entanto, não deve ter o avião em operação tão cedo, já que a viagem de hoje é apenas promocional. A única empresa da América Latina que encomendou o A380 foi a Aerolíneas Argentinas, mas só deve recebê-lo em 2011, segundo a Airbus.
A Emirates Airlines também encomendou unidades do Airbus-A380 e deve recebê-los a partir de 2008, mas não deve usá-los nas rotas que opera ao Brasil tão cedo.
Outras duas companhias que operam vôos para o Brasil e que estão na lista de clientes Airbus são Lufthansa e Air France, que recebem os primeiros A380 em 2009, mas não devem operá-los em rotas que incluam o Brasil antes de 2010.

Fonte: folhaonline

Um comentário:

Unknown disse...

Para que o Brasil comece a receber essa aeronave, muita coisa teria que ser modificado,principalmente a infra-estrutura áerea que anda precaria.Já pensou em outra crise áerea e esse pássaro grande não ter onde pousar???
Geovana Cristina