sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Esquadrões encerram curso de especialização operacional em Natal

A Base Aérea de Natal realizará, no dia 7 de dezembro, o encerramento do Curso de Especialização Operacional do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV), Esquadrão Joker, responsável pela formação dos pilotos de Caça, Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV), Esquadrão Gavião, que forma dos pilotos de Helicóptero (1º/11º GAV) e o Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV), responsável pela Aviação de Patrulha, Transporte e Reconhecimento.
O evento será na Alameda do Comando da Base Aérea às 16h. A solenidade contará com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama, Marisa Letícia, que será a Paraninfa das primeiras aviadoras do Brasil, do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito
No total, o Curso de Especialização Operacional formará 107 pilotos, sendo 27 do 1º/11º GAV, 26 do 2º/5º GAV e 54 do 1º/5º GAV, incluindo as primeiras aviadoras nas aviações de Caça, Helicóptero, Transporte, Patrulha e Reconhecimento. O estágio durou 11 meses e foi ministrado pelos esquadrões Gavião, Joker e Rumba.
No evento, serão entregues os distintivos operacionais e prêmios aos estagiários que mais se destacaram no curso. Haverá também a entrega da medalha Santos-Dumont para autoridades. As aeronaves dos três Esquadrões executarão um sobrevôo durante a solenidade militar, demonstrando algumas das missões realizadas durante o curso.
Retrospectiva - Pela primeira vez na história da FAB, o Curso de Especialização Operacional (CEO) contou com uma turma de aviadores composta por homens e mulheres.
Dos 107 Aspirantes-a-Oficial Aviador que concluíram o Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-SP, 53 deles ficaram em Natal e 54 em Fortaleza.
Das 11 militares aviadoras, cinco delas foram treinadas em Natal, três na aviação de caça e duas na de asas rotativas (helicóptero), e seis foram treinadas em Fortaleza, nas aviações de Patrulha, Transporte e Reconhecimento.O Curso de Especialização Operacional (CEO) teve a duração de onze meses. O Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV), Esquadrão Joker, é o responsável pela formação dos pilotos de caça. O Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV), Esquadrão Gavião, pela formação dos pilotos de helicóptero.
As duas unidades estão sediadas na Base Aérea de Natal (BANT). Já o curso em aviões de Patrulha, Transporte ou Reconhecimento é realizado no Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV), Esquadrão Rumba, sediado na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ).Mulheres militares - As mulheres já não eram mais novidades na Academia da Força Aérea (AFA) desde 1996, quando foi permitido o ingresso de garotas para o Curso de Formação de Oficiais Intendentes, responsáveis por desempenhar as atividades administrativas da Força Aérea Brasileira.
Para o curso de Formação de Oficiais Aviadores, as mulheres só puderam entrar na AFA em 2003. Ao todo, 20 mulheres se interessaram por esta carreira, mas nove desistiram ou não puderam terminar o curso.
Contudo, vale ressaltar que a FAB conta desde 1982 com a presença feminina de militares em seu efetivo. Em 2007, inclusive, está sendo celebrado o marco de 25 anos da mulher na Força Aérea.
Atualmente, são mais de quatro mil mulheres nas fileiras da Aeronáutica, afora as milhares de civis que devotam seu talento e seus dias a FAB.
fonte: BANT

Nenhum comentário: