terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Boeing 757-232 Delta Airlines

Aeronave que fará o vôo para Fortaleza, versão ER, de longo alcance.

Fortaleza terá vôos da Delta Airlines

A partir do segundo semestre do ano que vem, Fortaleza entra na rota da maior companhia aérea de todo o planeta, a Delta Airlines. Inicialmente, a empresa ofertará uma linha direta e regular, com três vôos semanais, ligando Fortaleza a Atlanta.De acordo com o titular da Setur (Secretaria do Turismo), Bismarck Maia, já está definida a vinda da companhia, que terá operações regulares também em Manaus (AM). ´Será usado um ER 757, com capacidade para transportar 210 passageiros´, detalha Maia. Ele frisa a importância que o portão de entrada seja Atlanta, cidade do Aeroporto Internacional Hartsfield, de onde partem aeronaves com destino a todo o mundo — e onde chegam vôos oriundos de todos os continentes. ´Com este vôo, o Ceará ficará mais próximo de mercados valiosos´, projeta o secretário. O Diário do Nordeste já havia antecipado com exclusividade no dia 5 de outubro último, que a Delta Airlines estava de olho no mercado cearense, bem como a American Airlines. Esta última, entretanto, terá rota linkando os EUA a Salvador.Além da ampliação da base de mercado, Maia conta com uma revolução no perfil de visitantes ao Estado, com concentração no filão de negócios, que tende a ter um consumo per capta mais alto e visitas mais freqüentes.Os dois vôos não serão interligados. Ou seja, será feito diretamente de Fortaleza a Atlanta, e retornando, perfazendo um total de aproximadamente seis horas e 15 minutos para cada trecho. O secretário não disfarça sua euforia quanto à importância desta conquista para o turismo cearense. ´Vamos entrar com força no mercado norte-americano, que ainda é pouco expressivo dentre os estrangeiros que chegam ao Ceará´, diz. Ele conta com incremento também no turismo emissivo feito em Fortaleza, que poderá tornar-se ponto de convergência de todo o Nordeste para chegar aos Estados Unidos. ´Vamos fazer um trabalho forte de promoção para aquecer também o turismo emissivo em direção aos Estados Unidos. O desembarque fica a cerca de 40 minutos dos parques da Disney´, adianta. Já estão sendo conduzidos estudos técnicos no Aeroporto Pinto Martins para conferir se haverá necessidade de qualquer mudança para a entrada em operação da companhia norte-americana no Ceará. A entrada de uma empresa de porte como a Delta no Ceará é um divisor de águas para o turismo internacional.

Fonte: Diário do Nordeste

Colaboração: David Mendonça

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Turma da Cabeceira 13

A Turma da Cabeceira 13 é composta por "caras" que são amantes da aviação, estão lá para fotografar, fazer a escuta aérea e principalmente falar sobre aviação. Sábados e domingos na cabeceira 13 do aeroporto Pinto Martins, na AV. Carlos Jereissati. Originou até matéria do Diário do Nordeste http://diariodonordeste.globo.com/2001/08/27/. Seguindo esta primeira matéria vamos falar ainda mais desta galera aguardem...

Passagem Baixa

FAB 2008

Os vencedores dos processos de compra de novos caças (programa FX-2) e helicópteros para a Força Aérea Brasileira (FAB) serão anunciados no próximo ano. Também há recursos da União suficientes para terminar a modernização do 3° Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo, em Recife. O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito, fez os anúncios em Brasília, num café da manhã em homenagem aos profissionais de imprensa que acompanham as atividades da força, na última terça-feira. "Fomos dispensados do processo de licitação para o Programa FX-2. Pretendemos adquirir diretamente, por meio de carta-consulta, até 36 unidades do avião selecionado. Será a primeira fase de um projeto muito maior, que visa substituir todos os aviões de combate da FAB. Não estão previstas compras de Mirage 2000C usados nem a modernização futura dos aparelhos recebidos da França", complementou. Saito também confirmou a compra de oito caças F-5E e três F-5F dos estoques da Real Força Aérea Jordaniana. Segundo um brigadeiro presente no encontro, existe a possibilidade de se adquirir mais unidades desses modelos para modernizá-los dentro dos padrões F-5EM e F-5FM. "Nós não temos intenção de adquirir nenhum avião de treinamento para substituir os cerca de 20 Xavantes que permanecem em serviço. Hoje, eles atuam como avião de combate e não de instrução. A compra de mais F-5E e F-5F servirá para reequipar o 1°/4° Grupo de Caça, hoje dotado de Xavantes e Impalas." Se a FAB não obtiver novos F-5E e F-5F, haverá uma redistribuição das células existentes entre as bases aéreas de Canoas, Santa Cruz e Natal depois do processo de modernização. Helicópteros O comandante da Aeronáutica confirmou a concorrência para a compra de 12 helicópteros médios de transporte e 12 helicópteros de combate. A Rosoboronexport, com os modelos Mi-171V e Mi-35M; a EADS-Eurocopter, com os Tigre e EC 525 Cougar; e a Westland-Agusta, com os A-129 e EH-101 Merlin, participam do processo, feito por carta-convite. "A Helibrás encaminhou uma proposta verbal para produzir um novo modelo do Super-Puma no Brasil", comentou. "Considero bastante atrativa, mas o processo de aquisição não irá parar enquanto ela não foi formalizada e posta no papel", ressaltou. Segundo fontes da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e da Federação das Indústria de Minas Gerais (Fiemg), a proposta abrangeria a fabricação de um novo modelo do Super-Puma com células construídas inteiramente de fibra de carbono, o que ampliaria a resistência estrutural, diminuiria o risco de corrosão e aliviaria o peso da aeronave, com substancial aumento da carga útil. Modernização A-1M O brigadeiro Saito assegurou que a força terá um aumento de qualidade com a modernização do AMX, mas admitiu que o processo poderá não ser aplicado a todas as 53 células que constam do inventário da FAB. "Algumas unidades estocadas em Santa Cruz foram afetadas por corrosão, mas achamos que será possível recuperá-las. Se não for, modernizaremos apenas as que estão em bom estado. Além disso, há dificuldades para se conseguir peças sobressalentes para o motor, que foi descontinuado" . Ele também negou qualquer interesse na aquisição de células estocadas pela Aeronáutica Militar Italiana. Um dos pontos destacados pelo comandante foi a chegada dos P-3Br Orion, marcada para março de 2009. Com a chegada das aeronaves, compradas de estoques da Marinha dos Estados Unidos e modernizadas pela EADS-CASA, a FAB voltará a ter capacidade de patrulha anti-submarina. Segundo um brigadeiro, o atraso se deve à necessidade de reforços estruturais nas asas por exigência da Lockheed-Martin, fabricante original do equipamento. Para recebê-los, a Base Aérea de Salvador receberá mais um hangar e uma série de hangaretes. Também serão reformulados os espaços das tripulações. "Um Bandeirulha (Embraer P-95) carrega até cinco tripulantes. No P-3BR, dependendo da missão, chega a 20. Vamos ter de ampliar as instalações e equipá-las com refeitórios maiores, novas salas de aula, de descanso e de operações", confirmou um oficial transferido para Salvador.C-390 Saito mostrou um grande interesse no Embraer C-390, que poderá substituir os C-130Hercules no Futuro. A FAB opera três modelos da aeronave (C-130E, C-130H e KC-130E), mas 11 das 23 unidades do inventário estão com problemas de manutenção. Um brigadeiro afirmou que a força pretende recuperar todas para substituí-las, no futuro, pelo novo cargueiro de fabricação nacional. O comandante da Aeronáutica também confirmou o cancelamento definitivo das concorrência CL-X, para a aquisição de 100 aviões CASA 212-400 para substituir os aparelhos C-95 Bandeirante remanescentes, e CH-X, referente à aquisição de helicópteros pesados para atuar na implantação de postos-radar na Amazônia. "A FAB irá se concentrar na operação de helicópteros médios. Não necessitamos de nada maior. Quando for o caso, podemos arrendar os serviços", completou.
fonte: Alide

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

ANAC

Confirmação no plenário do Senado dará o cargo de presidente
Por 21 votos a 2, Solange Vieira teve o seu nome aprovado pela Comissão de Serviços e Infra-Estrutura do Senado durante a sessão realizada hoje, e depende agora apenas da confirmação no plenário da casa para assumir a presidência da Agência Nacional de Aviação Civil, ocupando o cargo que foi de Milton Zuanazzi.Solange, em sua exposição aos senadores, admitiu a existência de um gargalo na infra-esturutura do setor de aviação civil do país. A taxa média do setor cresceu 8% nos últimos dez anos, enquanto a taxa média do Produto Interno Bruto (PIB), foi de 2,2%.Em todos os 67 aeroportos administrados pela Infraero, há capacidade para atender 103 milhões de passageiros, e a demanda prevista deste ano chegará a 109 milhões de passageiros. O problema maior está em São Paulo, com 4 milhões a mais em relação à capacidade de atendimento.“Tanto no Brasil quanto em São Paulo há um gargalo de infra-estrutura. Em São Paulo é de 16% e no Brasil, de 6%”, afirmou a futura presidente da Anac, atualmente secretária de Aviação Civil do Ministério da Defesa Os parlamentares também aprovaram para a diretoria da agência, na sessão de hoje, o nome do engenheiro Ronaldo Serôa da Motta, indicado para substituir Josef Barat. Em sua primeira declaração, o novo diretor assegurou que as multas previstas para as companhias aéreas por atrasos em vôos não serão repassadas para os consumidores. 'Isso não vai acontecer', garantiu.
fonte: BrasilTurism

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Aeroporto Pinto Martins

O Aeroporto Internacional Pinto Martins teve suas origens na pista do Alto da Balança, construída na década de 30 e utilizada até o ano 2000 pelo Aeroclube de Fortaleza.
Durante a II Guerra Mundial, a pista serviu de base de apoio às forças aliadas, época em que foi construída a segunda pista de pousos e decolagens, a atual pista principal do Aeroporto de Fortaleza.
Em 13 de maio de 1952, o Aeroporto ganhou o nome de Pinto Martins em homenagem ao cearense Euclydes Pinto Martins. No início da década de 20, este cidadão de Camocim realizou o primeiro vôo sobre o Oceano Atlântico, entre Nova York e o Rio de Janeiro, a bordo do hidroavião Sampaio Correia.
A Infraero assumiu a administração do Aeroporto de Fortaleza em 1974, quando deu início a uma série de obras para revitalização e ampliação do complexo aeroportuário, entre elas a do pátio e a do terminal de passageiros.
Fonte: Infraero

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

A380


A380

O avião gigante da Airbus, o A380, pousou no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), por volta das 11h40 desta segunda-feira. À tarde, está prevista a realização de um vôo de apresentação para cerca de 200 autoridades e convidados. Para chegar a São Paulo, o avião saiu da França e passou pela Argentina.
Segundo a Airbus, o avião precisa de uma pista com 45 metros de largura e de 2,6 mil metros de comprimento para o pouso e decolagem de demonstração, por isso a escolha de Guarulhos, que atende às especificações.
Caso fosse uma operação regular, a aeronave precisaria pistas mais largas para manobrar e pontes de embarque de dois andares para comodidade dos passageiros.
Com 73 metros de comprimento, 24,1 metros de altura e peso máximo de decolagem de 560 toneladas, o Airbus gigante é capaz de transportar mais de 800 passageiros em classe única.
O Brasil, no entanto, não deve ter o avião em operação tão cedo, já que a viagem de hoje é apenas promocional. A única empresa da América Latina que encomendou o A380 foi a Aerolíneas Argentinas, mas só deve recebê-lo em 2011, segundo a Airbus.
A Emirates Airlines também encomendou unidades do Airbus-A380 e deve recebê-los a partir de 2008, mas não deve usá-los nas rotas que opera ao Brasil tão cedo.
Outras duas companhias que operam vôos para o Brasil e que estão na lista de clientes Airbus são Lufthansa e Air France, que recebem os primeiros A380 em 2009, mas não devem operá-los em rotas que incluam o Brasil antes de 2010.

Fonte: folhaonline

domingo, 9 de dezembro de 2007

Gol 1907

Foi divulgado hoje dia 09/12/2007 no programa da tv record domingo espetacular, uma reportagem onde a esposa de uma das vítimas apresenta as gravações da caixa preta do Gol 1907. A senhora não revela quem a forneceu, nela um fato causou atenção, pois indica que após a colisão os pilotos tiveram tempo de reação, fizeram os procedimentos, infelizmente em vão.
OceanAir
A empresa aérea brasileira OceanAir anunciou a aquisição firme de 7 Airbus A330-200 e 21 aviões da família A320, sendo 14 A319 e 7 A320, e mais opções para 13 aviões da família A320. “Com esta aquisição a OceanAir consolida sua posição no mercado brasileiro”, disse German Efromovich, presidente da OceanAir. “Os aviões da família A320 farão basicamente rotas domésticas brasileiras, oferecendo poltronas mais largas e mais espaço para as pernas que os aviões das concorrentes. Sua economia inigualável permitirá aumentar a rentabilidade de nossa empresa e criar novas linhas e freqüências. Os A330-200 serão utilizados em nossas rotas internacionais, reduzindo custos de operação, flexibilizando os vôos com seu grande alcance e aumentando nossa eficiência. Certamente os passageiros serão os grandes beneficiários da nossa nova frota”.“Estamos satisfeitos de ver a confiança da OceanAir nos produtos da Airbus”, disse Rafael Alonso, Vice-presidente Senior da Airbus para a América Latina. “Estamos agradecidos por seu endosso a nossa empresa e esperamos ver esses aviões voando brevemente nas cores da OceanAir”.German Efromovich disse também, durante coletiva junto a Airbus em São Paulo, onde esteve presente o Portal Aviação Brasil, que as novas aeronaves Airbus A330-200 irão substituir os Boeing 767-300ER.Para os novos Airbus a OceanAir deverá realizar os checks de manutenção em São Paulo e o check D na Colômbia.A OceanAir espera conquistar de 12% a 15% do mercado até 2010 e aguarda autorização da ANAC de rotas que eram operadas pela BRA e rotas internacionais como Buenos Aires, Madrid, Porto, Lisboa e Madrid. Para atender a estas rotas a OceanAir estará operando uma frota de 5 Boeing 767-300ER e 2 Boeing 757-200 até 2009.Após o carnaval a empresa operará na Ponte Aérea Rio-São Paulo com os Fokker 100, que permaneceram na frota até 2014, devendo ser substituídos naturalmente pelos Airbus A319/A320. No primeiro semestre de 2008 o nome da companhia será alterado para AVIANCA e até o final de 2009 espera estar operando com os primeiros Airbus.Com a oficialização da encomenda da OceanAir a Airbus já recebeu encomendas firmes para 410 aviões na América Latina. Desde 1990, a Airbus obteve 54% das encomendas latino-americanas de aviões novos. A presença da Airbus na América Latina foi triplicada nos últimos 7 anos.A família A320 é uma referência na sua categoria, incluindo também os A318, A319 e A321. Seu projeto é o mais novo e mais moderno da classe e o único a incluir tecnologia de controles de vôo eletrônicos. Sua cabine de passageiros é a mais larga da categoria, oferecendo por isso poltronas e corredores mais largos, além de bagageiros de teto maiores. O projeto da família A320 inclui “fences” aerodinâmicas nas pontas das asas, controle de manutenção centralizado, maiores intervalos entre revisões e confiabilidade técnica comprovada que reduz os custos de operação”.O A330-200 é o líder inquestionável de sua categoria e tem expandido continuamente sua base de clientes. O A330-200 oferece grande flexibilidade para uma vasta gama de rotas, oferecendo ao operador baixos custos de operação por assento, além da cabine de passageiros mais larga e confortável da categoria. Seu comprovado recorde de economia e de conforto oferece aos operadores uma vantagem competitiva no mercado.
fonte: Aviação Brasil

sábado, 8 de dezembro de 2007

HELICÓPTERO

Leonardo da Vinci foi o criador, em 1438, dos princípios básicos dos atuais helicópteros. Em 1843, o inglês George Cayley, baseando-se num brinquedo chinês, construiu um modelo de helicóptero a vapor, com dois pequenos rotores co-axiais, que se ergueu do solo alguns metros mas era muito pesado para ser prático. Durante o séc. XIX e primórdios do séc. XX, vários inventores auxiliaram, com seus esforços, a aplainar o caminho para as atuais realizações. Em 1923, Juan de la Cierva y Codorníu, engenheiro e inventor espanhol, apresentou o autogiro, precursor do helicóptero. Realizando um vôo através do Canal da Mancha, em 1928, e da Inglaterra até a Espanha, em 1934. A honra do primeiro vôo realmente bem sucedido com um helicóptero coube ao alemão Heinrich Focke. O seu aparelho, o "Focke-Achgelis FW-61" estabeleceu, em 1937, vários recordes: vôo de uma hora e meia de duração, deslocamentos em todas as direções, subidas e descidas na vertical - tudo com estabilidade e controle satisfatório. Em 1938 permaneceu a 11.000 pés de altitude por aproximadamente 80 minutos. No entanto, o helicóptero emergiu realmente do embrião quando Igor Sikorsky viu coroadas de êxito suas experiências. Apesar de haver realizado um vôo bem sucedido em 1939, com seu modelo "VS-300", somente conseguiu preencher completamente os requisitos de um verdadeiro helicóptero em 1940. Nos aparelhos construídos por Sikorsky, de 1939 em diante, na sua fábrica em Connecticut, E.U.A., baseiam-se quase todos os helicópteros conhecidos. Dentre os muitos tipos experimentais construídos, é interessante assinalar o "Baumgartl PB61" construído no Brasil e que fez seu primeiro vôo em 1950. Em 1982 o recorde de velocidade para um vôo de helicóptero ao redor do mundo foi feita por H. Ross Perot, Jr., e J.W. Coburn. Eles voaram um Bell 206L LongRanger II ao redor da Terra a uma velocidade média de 34.4 milhas por hora. O vôo levou 29 dias, 3 horas, 8 minutos, e 13 segundos para se completar.

CIOPAER

O CIOPAER voltou a atuar novamente no nosso Estado, com nova pintura e código rádio (Fênix). Até agora duas aeronaves a 01 e 02(helicópteros esquilo) passadas por um check D que as levou a obter 6000 horas de vôo, aeronaves novas, assim podemos dizer. O Fênix 03 estará operando agora no começo do ano de 2008.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Helicóptero blindado Huey II

Os entraves burocráticos para a compra do helicóptero blindado Huey II, com capacidade para seis atiradores de precisão, estão sendo removidos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o governo do Rio de Janeiro a fazer a importação do equipamento, orçado em cerca de R$ 8 milhões.

Esquadrões encerram curso de especialização operacional em Natal

A Base Aérea de Natal realizará, no dia 7 de dezembro, o encerramento do Curso de Especialização Operacional do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV), Esquadrão Joker, responsável pela formação dos pilotos de Caça, Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV), Esquadrão Gavião, que forma dos pilotos de Helicóptero (1º/11º GAV) e o Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV), responsável pela Aviação de Patrulha, Transporte e Reconhecimento.
O evento será na Alameda do Comando da Base Aérea às 16h. A solenidade contará com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama, Marisa Letícia, que será a Paraninfa das primeiras aviadoras do Brasil, do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito
No total, o Curso de Especialização Operacional formará 107 pilotos, sendo 27 do 1º/11º GAV, 26 do 2º/5º GAV e 54 do 1º/5º GAV, incluindo as primeiras aviadoras nas aviações de Caça, Helicóptero, Transporte, Patrulha e Reconhecimento. O estágio durou 11 meses e foi ministrado pelos esquadrões Gavião, Joker e Rumba.
No evento, serão entregues os distintivos operacionais e prêmios aos estagiários que mais se destacaram no curso. Haverá também a entrega da medalha Santos-Dumont para autoridades. As aeronaves dos três Esquadrões executarão um sobrevôo durante a solenidade militar, demonstrando algumas das missões realizadas durante o curso.
Retrospectiva - Pela primeira vez na história da FAB, o Curso de Especialização Operacional (CEO) contou com uma turma de aviadores composta por homens e mulheres.
Dos 107 Aspirantes-a-Oficial Aviador que concluíram o Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-SP, 53 deles ficaram em Natal e 54 em Fortaleza.
Das 11 militares aviadoras, cinco delas foram treinadas em Natal, três na aviação de caça e duas na de asas rotativas (helicóptero), e seis foram treinadas em Fortaleza, nas aviações de Patrulha, Transporte e Reconhecimento.O Curso de Especialização Operacional (CEO) teve a duração de onze meses. O Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV), Esquadrão Joker, é o responsável pela formação dos pilotos de caça. O Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV), Esquadrão Gavião, pela formação dos pilotos de helicóptero.
As duas unidades estão sediadas na Base Aérea de Natal (BANT). Já o curso em aviões de Patrulha, Transporte ou Reconhecimento é realizado no Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV), Esquadrão Rumba, sediado na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ).Mulheres militares - As mulheres já não eram mais novidades na Academia da Força Aérea (AFA) desde 1996, quando foi permitido o ingresso de garotas para o Curso de Formação de Oficiais Intendentes, responsáveis por desempenhar as atividades administrativas da Força Aérea Brasileira.
Para o curso de Formação de Oficiais Aviadores, as mulheres só puderam entrar na AFA em 2003. Ao todo, 20 mulheres se interessaram por esta carreira, mas nove desistiram ou não puderam terminar o curso.
Contudo, vale ressaltar que a FAB conta desde 1982 com a presença feminina de militares em seu efetivo. Em 2007, inclusive, está sendo celebrado o marco de 25 anos da mulher na Força Aérea.
Atualmente, são mais de quatro mil mulheres nas fileiras da Aeronáutica, afora as milhares de civis que devotam seu talento e seus dias a FAB.
fonte: BANT
C-130H Depois de ser apedrejado lá em Riberalta, o C-130H 9508 partiu rumo à cidade de Trinidad para lá tentar ser reabastecido. Só que o sistema de comunicações lá da Bolívia foi mais rápido que o Hercules. O resultado foi que aeroporto havia sido fechado (ou melhor, foi tomado por populares) e aquele avião teve que alternar para SBRB, onde foi apreendido. Acontece que aquela aeronave estava com 80 militares armados, e supostamente com um carregamento de armas – ou assim circulam as informações lá em SBRB. Cabe esclarecer que após constatarem que a meleca havia batido no ventilador, a tripulação logrou acionar a embaixada venezuelana em Brasília e obter uma autorização de sobrevôo e pouso. Mas mesmo assim, pode ser que essa história venha render mais pano para manga.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Foto do acidente do Xavante em Goiás

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Um caça de modelo AT-26 Xavante, da Força Aérea Brasileira (FAB), apresentou problemas e caiu neste sábado (1°) próximo à Formosa, cidade localizada no interior de Goiás, a cerca de 70 quilômetros de Brasília, segundo confirmou o Comando da Aeronáutica. Serão abertas investigações para apurar as causas do acidente.De acordo com a assessoria de imprensa da FAB, o piloto, cujo nome, de início, não pôde ser divulgado pois sua família ainda não havia sido comunicada sobre o acidente, é capitão aviador Alexandre Salviatto. Ele se ejetou e passa bem. A Aeronáutica está encaminhando o piloto para o Hospital das Forças Armadas de Brasília, onde ficará em observação.O caça Xavante estava em "missão operacional", ou seja, autorizada pela FAB, e saiu de Brasília com direção a Petrolina (PE). Quando passava próximo a Formosa, teve dificuldades e caiu. O próprio piloto foi quem ligou do interior de Goiás para comunicar à FAB sobre o acidente.O Xavante é um jato de treino avançado da FAB, que pode executar ainda missões de reconhecimento e ataque. No Brasil, foi construído sob licença pela Embraer, mas foi também produzido por outras nações, entre as quais Itália, Austrália e África do Sul.A versão sul-africana do jato Xavante entrou em combate na Guerra da Namíbia (do lado da África do Sul) e a versão brasileira foi utilizada pela Argentina na Guerra das Malvinas em 1982.Veja abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Comando da Aeronáutica:"O Comando da Aeronáutica informa que neste sábado, 1º de dezembro, por volta das 14h45 (HBV), uma aeronave da Força Aérea Brasileira modelo AT-26 XAVANTE, matrícula FAB 4515, apresentou problemas em vôo obrigando o piloto, capitão aviador Alexandre Salviatto, a ejetar-se nas proximidades do aeroporto de Formosa-GO.O capitão Salviatto, que havia decolado de Brasília-DF com destino a Petrolina-PE, passa bem e está sendo encaminhado ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília, onde permanecerá em observação.A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.Centro de Comunicação Social da Aeronáutica".
Site da ICAO onde podemos ver os designados das aeronaves modelos, números, fabricação...

http://www.icao.int/anb/ais/8643/index.cfm